Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Porque me importam as eleições


Sou de outro tempo. Do tempo em que não havia eleições para todos os cargos, no Brasil. A primeira eleição de que participei foi para senador (votei em Fernando Henrique Cardoso, que entrou como suplente), mas, naquela época, não era permitido votar para presidente, governador e nem prefeitos de capitais. Aliás, as eleições para prefeito também eram proibidas nos municípios em “área de segurança nacional” e nas estâncias hidrominerais. Nesta última categoria, aliás, nunca entendi o motivo da proibição, mas quem souber a razão, não precisa me contar. Naquela época, havia tanta coisa que não fazia sentido que esta era uma preocupação menor.

Por todo este histórico, me são caras as eleições. Gosto muito delas e as encaro como uma conquista do povo brasileiro, depois de 21 anos sob um regime militar em que, não só os direitos básicos foram surrupiados, mas, também, a dignidade e, em muitos casos, a vida.

Por tudo isso, também, sempre resisti a praticar o voto nulo ou em branco e, confesso, tive medo de ser obrigado a fazer isso nestas eleições, caso a disputa para governador de São Paulo ficasse restrita à escolha entre Dória (aquele que tem um sorriso nos lábios e ódio no olhar) e Scaf. Felizmente, fui salvo pelo gongo e poderei depositar meu voto em Márcio França, como já havia feito no 1° turno.

Outra conquista que tivemos foi a instauração do 2° turno nas eleições para os cargos executivos. Sem ele, com a quantidade insana de partidos políticos que temos no Brasil, estaríamos ameaçados, a cada eleição, a ver eleito um candidato que tivesse menos que 15% dos votos totais. Só na eleição deste ano, tivemos 13 candidatos!

Assim como o 1° turno serve para que cada um escolha o candidato que considere o mais apropriado, o 2° é feito para que se escolha o menos ruim. O 2° turno é, também, a oportunidade de se formar alianças políticas, instrumento muito importante para equalizar programas e, com isso, buscar a ampliação do eleitorado. Há quem confunda aliança política com conchavo, mas são coisas completamente diferentes. Conchavo, normalmente, é feito no subterrâneo, no escuro, com o propósito de satisfazer interesses escusos. Alianças, normalmente, devem ser feitas à superfície, às claras. A boa política é a arte de saber dialogar e negociar para se chegar a uma agenda comum que atenda as expectativas de uma camada maior de eleitores.

A importância maior, entretanto, do 2° turno, é a possibilidade de embate entre os dois candidatos, com mesmo espaço de tempo para expor suas ideias e seus programas. É nesta oportunidade, efetivamente, que as diferenças de proposta de governo podem ser avaliadas pelos eleitores, através das argumentações e contra-argumentações que este evento propicia.

Nas eleições deste ano, esta oportunidade não está sendo propiciada ao eleitor devido à fuga do candidato Bolsonaro, o que demonstra, claramente, seu desapego à democracia (além da covardia, é claro). Além disso, parte dos eleitores fizeram uso do chamado “voto útil” no 1° turno e abandonaram os candidatos que consideravam a melhor opção para tentar forçar a não realização do 2°. Este é um erro, politicamente, grosseiro, e explico o motivo.

Ao esvaziar a sacola de votos do candidato que considera a melhor opção, o eleitor esvazia, também, o capital político dele, no momento de se fazer as alianças para a segunda rodada da eleição. Com isso, as ideias e os pontos do programa que motivaram o eleitor a preferir tal candidato, acabam não tendo chance de ser incorporados ao programa daquele que, efetivamente, recebeu seu voto. Assim, o eleitor vai para o 2° turno depositando voto em um candidato que não tem, em sua plataforma de campanha, os pontos que eram contemplados por seu candidato inicial e que, portanto, ele julga importantes.

A maioria dos eleitores que preferiam Alckmin, Amoedo, Meirelles e Marina, mudaram, no último momento, para Bolsonaro. Com isso, deixaram seus candidatos preferidos sem capital político para negociar a inserção de suas propostas na campanha do capitão do exército, numa eventual aliança política. Desta forma, este eleitor acabou perdendo dos dois lados. Nem evitou o segundo turno nem conseguiu ver as ideias nas quais, realmente, acreditava, inseridas no programa do candidato em que votou.

Votei em Ciro Gomes no 1° turno e votarei em Fernando Haddad no próximo dia 28. Por valorizar tanto as eleições, eu nunca questiono a decisão dos eleitores. Isso, pra mim, é sagrado. Por isso, como eleitor, vou acatar a decisão da maioria, mesmo que a considere equivocada. Sou, acima de tudo, um democrata.

E por ter esta preferência pelos regimes democráticos, votaria em qualquer outro candidato que não fosse o capitão do mato, pois, como eu disse no início do texto, sou de outro tempo. Aquele em que a democracia era inexistente no nosso país e sei muito bem como é viver num ambiente destes.

Nenhum comentário: