Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nenhum sacrifício

Dentre as cidades do Nordeste que eu conheço, a que mais gosto é Fortaleza. Tem umas coisas diferentes aqui. Salpicada de turistas por todo lado e durante todo ano, Fortaleza é a cidade que mais sabe seduzir o turista, sem, entretanto, mimá-lo. É isso mesmo. A cidade não fica fazendo o que o turista quer. Ela faz o turista querer o que ela é. E ela é uma delícia de cidade. O tempo é bom (o ano todo), só chove nos momentos certos, tem o vento certo, tem o calor certo.

Tem todas aquelas praias belíssimas e distantes, mas não é isso que faz minha cabeça. Gosto mesmo é de tomar um táxi e depois de 10 reais e 7 minutos, me alojar numa barraca qualquer da Praia do Futuro e fingir que o resto do mundo não existe. E não precisaria existir mesmo, se eu pudesse continuar, indefinidamente, a beber cerveja e comer camarão.

Fortaleza tem uma aura que faz com que todo mundo se sinta contente o tempo todo. Mas não é aquela alegria fabricada como em Porto Seguro (que eu nem conheço) ou Salvador (que eu não achei, ainda, a graça). É uma coisa natural, um contentamento que se nota, como se todo mundo estivesse em sua cidade, em sua casa.

E não tem nem um décimo da violência e do trânsito insuportável de Recife.

Fortaleza é diferente. Foi uma das primeiras capitais a ter uma mulher na prefeitura e de esquerda, ainda mais. Tem vocação pra inovação. Fortaleza é inovadora até quando é conservadora. Tasso Jereissati comanda o estado de forma aparentemente moderna, mas não se iludam, não passa de um Coronel, como tantos os que existem nos estados do Norte e do Nordeste. É como foi um ACM e ainda é um Sarney ou um Jader Barbalho. É coronel, mas é um coronel mudérrrninho. Enfim, é diferente.

Passamos dez dias, em férias, em Fortaleza, há uns 5 ou 6 anos e estou hoje aqui, a trabalho. Mas, mesmo a trabalho, dá pra aproveitar um pouco esta aura. Passear pela orla no começo da noite antes de comer uma carne de sol ou um camarão na chapa.

É uma cidade onde eu toparia morar. Sem nenhum sacrifício.

7 comentários:

Clélia Riquino disse...

E eu adoraria estar aí, com você...
bjo,
saudade,
Clé

Vivien Morgato : disse...

cerveja com camarão é quase um crime de tão maravilhoso.;0)
beijos e saudades.

Anônimo disse...

Bom saber que o clima é perfeito em algum lugar do planeta. :)

Tititi disse...

Fortaleza deve ser um paraíso mesmo!!! Um dia ainda farei essas "horríveis" viagens a trabalho!!!
Parabéns pelo blog!

Maria Helena disse...

Arnaldo,
Fiquei com imensa vontade de conhecer. Quem sabe?????
Bjs

Andrea Drewanz disse...

Arnaldo,
Concordo com vc. Fortaleza é uma cidade sedutora e que conquista qualquer um. Moraria lá tranquilamente, também.
Estive em Fortaleza ano passado e ficamos no resort do Beach Park. Para quem vai com crianças (que é o meu caso) foi maravilhoso. É o tipo do hotel pé na areia. Apenas 20 metros separam a piscina do hotel da praia. É maravilhoso!!!
Um paraíso!!!
Pretendo voltar em breve.
Bjs

Anônimo disse...

Passei a lua-de-mel em Fortaleza. Adorei a cidade, e pretendo voltar lá. Quero visitar de novo o maravilhoso Dragão do Mar, que, por sinal, foi projetado pelo compositor/arquiteto Fausto Nilo.
Abraço.