Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 30 de junho de 2013

A Seleção que eu amei

Não digo isto embalado pelo clima das manifestações, mas eu torci o nariz para a realização da Copa do Mundo no Brasil desde que a tragédia foi anunciada, como escrevi neste texto aqui. Sentimento semelhante eu tenho a respeito dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
.
Falando de futebol, especificamente, não tenho me sentido empolgado com a Copa das Confederações e, pra que não digam que é por causa do resultado do jogo final contra a Espanha, estou escrevendo este texto antes da partida. Pra dizer a verdade, nem mesmo a Copa do Mundo tem me interessado muito nos últimos anos. E isso acontece, justamente, pelo fato de eu gostar muito deste esporte.
.
Em 1970, eu tinha 9 anos e começava a me interessar por futebol. Daquela copa tenho, claras, duas lembranças. A primeira é do jogo Brasil x Inglaterra, quando acabou a energia na minha casa e eu acompanhei a partida pelo rádio de pilha, inaugurando um hábito que me acompanharia por toda a adolescência.
.
A outra lembrança foi depois da partida final, que assistimos pela TV, na casa de minha avó. Mais do que o jogo, em si, o que ficou na minha cabeça foi a quantidade de soldados do exército que havia nas ruas durante a comemoração. Perguntei o motivo ao meu pai e ele deu alguma explicação protocolar, pra mudar de assunto. Só depois de alguns anos eu fui entender, melhor, o que se passava no nosso país naquela época.
.
As seleções de 74 e 78 não me empolgaram, como não empolgaram ninguém que tivesse um mínimo interesse pelo esporte. E foi só em 1982 que voltei a me sentir, realmente, excitado com um time brasileiro numa Copa do Mundo. Nunca mais me senti assim, depois disso. Aquele time não ganhou a Copa, mas isso não faz nenhuma diferença.
.
E é pensando no time de 82 que eu queria indicar o livro de Paulo Roberto Falcão, Brasil 82: O time que perdeu a Copa e conquistou o mundo. Neste livro, além de relatar alguns casos sobre aquele time e aquela época, Falcão pergunta a cada um dos companheiros, que jogaram com ele, o motivo do Brasil não ter saído vitorioso na competição. É muito interessante perceber como cada um dos ex-atletas tem uma versão distinta para o que aconteceu, mas, principalmente, perceber que a maioria deles, apesar da derrota, não se sente derrotado.

2 comentários:

Eu não tenho conserto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu não tenho conserto disse...

Vou confessar que não sei discutir sobre futebol. A pulso, entendi quando algum jogador está impedido...hehehe
Mas acho triste ver esses caras toda hora mudando de time por grana. Não que eles tenham que ser pobres, mas amor à camisa não existe mesmo, né?
Pode ser uma opinião nada a ver de uma mulher que não entende nada de futebol, porque é verdade, eu não entendo nada... mas me parece que antigamente não funcionava assim...
Quanto a copa, eu assisti os jogos, torci, fiquei feliz quando ganharam... mas realmente não mudou em nada a minha vida..rs.. espero que agora o assunto do momento não vire futebol e deixem as manifestações de lado.
bjinhoss