Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 1 de setembro de 2019

Por que assistir a Maria Magdalena?

Há muitos exemplos, sobretudo na literatura e no cinema, de obras que contam relatos fictícios inseridos num ambiente histórico, promovendo a interação e até mesmo a convivência entre personagens da ficção com pessoas reais e, até mesmo, ilustres.

Ernest Hemingway, em seu livro Por quem os sinos dobram, conta uma história de amor, entre o professor americano Robert Jordan e a camponesa espanhola Maria, inserida no ambiente da Guerra Civil Espanhola. Jô Soares fez muito sucesso escrevendo histórias absolutamente fictícias ambientadas no Rio de Janeiro, em épocas distintas, com grande rigor histórico e geográfico. No cinema, em Casablanca, Humphrey Bogart e Ingrid Bergman contam uma história de amor impossível nos papeis de Rick Blaine e Ilsa Lund, numa Marrocos controlada pelo Regime de Vichy, durante a Segunda Guerra.

Há uma categoria peculiar, entretanto, de obras (na literatura e no cinema) em que relatos ficcionais se desenvolvem em um ambiente histórico não convencional. Trata-se dos livros e filmes que se passam na região da Judeia, na época de Jesus Cristo. Usei o termo “não convencional”, pelo fato de que o próprio personagem de Cristo divide gigantescos contingentes de seres humanos em relação à crença na sua existência. A respeito da existência do personagem histórico Jesus de Nazaré, entretanto, cada vez mais, verifica-se uma tendência em aceitar suas evidências (embora, nos meios acadêmicos, haja uma forte resistência a isso, devido à sua fragilidade técnica).

Voltando às obras de arte, ou ao entretenimento, acabamos de acompanhar os 60 capítulos de uma série mexicana, recheada de atores colombianos, produzida pela Sony Pictures e exibida, no Brasil, pela Netflix, chamada Maria Magdalena. E aí, alguém pode perguntar: Por que uma série como esta pode interessar a um ateu convicto, como eu? Posso dar 4 motivos:
  • Embora não tenha fé em nenhum tipo de divindade e nem nutra, dentro de mim, qualquer espécie de crendice, reconheço o fato da humanidade, ao longo de sua evolução, ter se guiado por distintas formas de crenças, como as mitologias da idade antiga com religiões politeístas; as crenças monoteístas dominantes hoje em dia, sobretudo no ocidente; sem deixar de citar os credos originários da África negra e das Américas pré-colombianas. Respeito todo tipo de fé, reconheço alguma virtude em quase todas as religiões e desconfio de todas as igrejas. Quem me acompanha pelo Facebook ou neste esquecido blog, sabe de meu interesse pelo cristianismo e pela figura de Jesus de Nazaré e seu impacto na nossa história e filosofia (prova disso é a indicação deste livro que fiz há 13 anos). Por isso, não iria deixar de ver esta série.
  • O segundo motivo é a origem da série. Nós temos uma tendência de zombar dos programas e novelas produzidos na América que fala língua espanhola. É, aliás, comum que, nós, brasileiros, ridicularizemos as produções mexicanas ou colombianas, qualificando-as como de segunda categoria, mesmo que conheçamos produções europeias e norte-americanas tão ou mais caricatas. Por mais histriônica que possa ser a maneira dos atores e atrizes latinos interpretarem seus papeis, seria muito mais enriquecedor, para todos nós, se compreendêssemos que isso é, apenas, uma maneira diferente de atuar. Além do mais, na série, temos, ao menos dois bons atores colombianos: César Mora, que interpreta Herodes Antipas, e o ótimo Andrés Parra, que faz o papel de Simão (Pedro). Andrés Parra, aliás, foi quem interpretou de forma magistral o protagonista no seriado Pablo Escobar, El Patrón del mal, uma novela de longuíssimos 74 episódios, que vale a pena ser vista só por causa deste ator. E, se tudo isso não bastasse, o seriado exibe mulheres belíssimas, como María Fernanda Yepes, Jacqueline Arenal, Danielle Arciniegas, Susana Torres e Juana Arboleda.
  • O seriado tem um viés, fundamentalmente, feminista. Mostrando uma sociedade (tanto a romana quando a judia) em que as mulheres não tinham vez, voz nem espaço, a trama dá a diversas personagens femininas (Salomé, Abigail, Prócula etc.), oportunidade de expressar seu descontentamento com este estado de coisas. Sem contar a protagonista, dona de um discurso dominante e empoderado.
  • Por fim, como as evidências históricas são frágeis e cheias de lacunas e incertezas, quem escreveu o roteiro desta série, teve uma liberdade criativa que, em alguns momentos, beirou a literatura fantástica. Podemos dizer, utilizando uma linguagem mais moderna, que, em certos episódios, eles “viajaram na maionese” (com tudo de positivo que esse termo pode encerrar). A série tem pitadas de todo e qualquer ingrediente possível. Tem muito drama e violência (o volume de líquido simulando sangue deve ter arrebentado o orçamento da produção). Tem erotismo, suspense e humor. E tem, ainda, algumas coisas bem bizarras, como os trejeitos exageradamente afeminados de Caifás e seu sogro Anás, ou, então, a legenda em português que indica, além do que foi dito pelos personagens, todo tipo de ruído, como tilintar de moedas ou relinchar de cavalos!

Enfim, é um seriado que assistimos com prazer.





109 comentários:

Helena disse...

Estou a adorar a serie Maria Magdalena, Tb nunca imaginei ficar presa ao ecran com este tipo de produções, e como sou uma romântica, as partes onde o amor parece ser o motor da ação de alguns personagens...me encanta :)

Graziela Caixeta disse...

Adorei a série, pelos motivos mencionados, mas também pela caracterização de Jesus de uma forma tão interessante. Um messias humano, mas ao mesmo tempo tão conectado com o divino. Foi a melhor representação dele que já vi.

Unknown disse...

Sim, filme maravilhoso e indiquei pra muitos casais de meu grupo de oração.
Me prendia a cada episódio pois compreendia cada passagem biblica.
Jesus o ser humano amavel, verdadeiro e paciente. Maria Madalena uma mulher guerreira e justa. E o melgor que pudemos esquecer o dogma que a fizeram prostituta. Ela foi prostituida, violentada pelo próprio marido. O senhor à trouxe de volta da escuridão e da dor. Esse filme foi espetacular em tudo. Amei e indico

Roberta disse...

gente que absurdo. o autor desse texto no trecho em que vai falar dos bons atores cita nome de homens. e depois se refere as atrizes como "belíssimas mulheres' não destacando nenhum mérito profissional das mesma aí. realmente, de Maria Madalena para cá, ainda tem muito para melhorar.

Daniel disse...

Bom dia. Alguém sabe o nome da música que toca em alguns momentos na serie? Não é a da abertura, mas uma que começa com um trompete, linda!

Unknown disse...

So tenho pena mesmo é q a série tenha sido dublada.... Pq uma boa série, filme ou assim ouvesse no original com legendas em português ou na língua de cada país... Acho horrível estragarem a série tendo dublado em brasileiro ou outra língua qualquer... Dou valor ao q é original... Pena não se conseguir ver a série tal como foi gravada por se fosse assim adoraria assistir...

JJOTA disse...

Foi a melhor série religiosa que ja assisti da vida de Jesus os seus milagres Judas, Lazaro e Barrabás e o pilatos.

Unknown disse...

Pensei a mesma coisa quando li. Importante o autor do texto aprender mais sobre feminismo. A série mesmo nos faz atentar para o tema e ele. Importante enfatizar as qualidades ou defeitos delas como atrizes e como mulheres belíssimas. Fica a dica aqui, ler mais sobre feminismo. Abç

Unknown disse...

Pensei a mesma coisa quando li. Importante o autor do texto aprender mais sobre feminismo. A série mesmo nos faz atentar para o tema. Importante enfatizar as qualidades ou defeitos delas como atrizes e não em relação a beleza. Fica a dica aqui, ler mais sobre feminismo. Abç
(Corrigido)

Marisa disse...

Estou adorando a série. Um Jesus mais humano e menos hollywoodiano.
Também concordo com trejeitos de personagens como Caifás e o sogro , mas não concordo com os conflitos do personagem Judas Escariotes. Vou pesquisar mais. Esse filme está me fazendo rever alguns conceitos e ensinamentos há tempos não visitados.

violeta disse...

Pecou feio no termo só as qualificando de "mulheres belíssimas" quando são tão talentosas quanto os atores homens que citou.Reveja antes de publicar um texto, por favor, pouparíamos muito de seus preconceitos reminiscentes!

Unknown disse...

Adorei a série!! Porém gostaria de saber se td foi tirado da bíblia,ou tem mais ficção?

Unknown disse...

Estou assistindo a serie e estou adorando. Estou trsite pq ja,esta terminando.

Unknown disse...

Simplesmente a melhor seria religiosa que assisti,elenco maravilhoso,recpmendo.

Unknown disse...

Eu amei a série! Do início ao fim ....

Unknown disse...

Está tudo liberado , os 60 capítulos ?
E está história ?

Unknown disse...

Estou amando a série, tem um pouco de tudo, Jesus transmite uma paz interior com a sua fala, mas gostaria de saber se esta série foi fundamentada na bíblia católica?

Simone Germano disse...

Nunca assistí uma série tão maravilhosa como essa. Até meu marido que só gosta de assistir futebol e no máximo velozes e furiosos rs, ficou completamente preso nessa série. Ficávamos ate 1 e pouco da manhã assistindo. Indiquei pra minha amiga, e agora está presa tbm nessa série, amando. Chorei muito. Vc nao é o mesmo depois que termina de assistir. Um aprendizado. A melhor de todas.

celma disse...

concordo com vc ...

celma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
celma disse...

tambem me sinto assim... satisfetissima

Anônimo disse...

Gostei muito da série, bem feita, bons atores e atrizes, aliás, as atrizes não são apenas bonitas, atuam muito bem. Gostei tanto que assisti a série inteira em duas semanas.

Unknown disse...

Série maravilhosa! Recomendo!!!

Well disse...

Concordo plenamente. Excelente atuação de Jesus.

Well disse...

Concordo contigo

Unknown disse...

Eu gostei tanto que assisti em 4 dias,e aprendi que nunca devemos julgar ninguém ,e que humanidade continua a mesma nossos governantes sempre egoístas mentirosos lutando por eles mesmo.Jamais pelo povo.

Anônimo disse...

Ficção, não t nada a ver com o que relata na bíblia, são Lucas passagem sobre ela,e as falas de Jesus e seus discípulos se for olhar pelo lado bíblico,chega ser heresia...mas é uma ficção legal..

Anônimo disse...

Anônimo26/4/20 20:25
Ficção, não tem nada a ver com o que relata na bíblia, são poucas passagem sobre ela,e as falas de Jesus e seus discípulos se for olhar pelo lado bíblico,chega ser heresia...mas é uma ficção legal..

Rosangelaseri@gmail.com disse...

Estou gostando muito da série, como um todo. Minha mae de 92 anos tambem, mas ela acha meio pesada com muita violencia.PARABENS pela producao!!

Rosangelaseri@gmail.com disse...

Estou gostando muito da série, como um todo. Minha mae de 92 anos tambem, mas ela acha meio pesada com muita violencia.PARABENS pela producao!!

Luciana Villanova disse...

eu amei tb. melhor interpretação de Jesus

sueli sobral disse...

E porque não falar da beleza masculina ?Caio Valério é lindíssimo e interpreta muito bem , dando emoção a trama !tribuno Emílio um Espetaculo !!!!

Adriana Vidal disse...

Estou encantada com a série. Recomendo!

MARCO AURÉLIO disse...

Independente da fidelidade a língua original , nossos dubladores estão de parabéns. Dubladores brasileirod são muito bons. Seria muito interessante uma segunda temporada pra como as coisas prosseguiram com os personagens depois da crucificação.

Paola disse...

Essa série sem nenhuma sombra de dúvida ganhou meu coração. Série incrível que retrata perfeitamente a vida de Jesus, a vida de Maria Magdalena e como as vidas deles se encontram, o motivo pelo qual ela se tornou “a apóstola dos
apóstolos”. As atuações foram executadas de maneira excelente, nunca tinha visto um ator que fizesse tão bem o papel de Jesus, com tanta pureza e verdade. Reconheço muito o trabalho de quem produziu e executou essa série porque correr atrás de acontecimentos bíblicos e passá-los com tanta nitidez é muito difícil. Isso tudo sem contar o quanto eu aprendi com essa série em relação aos locais e lugares que aconteciam a evangelização, por onde Jesus e Maria Magdalena percorreram. Eles retratam com muita delicadeza todos esses cantos, eu realmente fiquei e ainda estou impressionada com tanto esmero que tiveram para fazer essa série. Se pudesse recomendaria pra todas as pessoas essa série, todas mesmo, sejam elas cristãs ou não, quem sabe assim as que não são se converteriam?!
Assistam!

Gilvaine Couto de Oliveira Sewo disse...

Muito boa a série. Recomendo.

Unknown disse...

Também percebi assim, um cristo humano e divino como deveria ser...

Lorena Fabiola disse...

Recomendo, não conseguia parar de assistir... 60 capítulos com gosto de quero mais.

Karla Pereira disse...

Estou no capítulo 16 e devo dizer que nunca pensei na vida de Maria Madalena. Vocês sabem de algum livro que refratária a realidade dos fatos? Me interessei muito por essa personagem bíblica

Blog do Executivo disse...

Estou gostando muito da série Maria Magdalena. Os cenários épicos são lindos, os figurinos bem elaborados, os amores velados ou escancarados versus lutas de poder são os ingredientes que dão um tempero especial a essa série. Junte a tudo isso a vida de Jesus de Nazaré que é contada em paralelo que é sempre algo inspirador e encantador. Estou amando. Parabéns à Sony e Netflix!!!

Blog do Executivo disse...

Realmente!!! Concordo!

Maria do Carmo Vieira Santos disse...

Sim! Ainda não terminei de assistir à série, mas estou adorando, especialmente Jesus. Eu também acho essa a melhor versão de Jesus que já assistir. Ele é muito humano, gente mesmo....

Danielle Benfica disse...

Senti a mesma coisa... A gente não fica a mesma !

Danielle Benfica disse...

Excelente produção ! Elenco de alto nível !

Unknown disse...

Sugiro o livro Perdoo-te, de Amalia Domingo y Soler

Plfortes disse...

Na verdade pouco se fala dela na bíblia por isso deu abertura para fazerem um belo roteiro de sua trajetória, só sabemos que ela foi uma seguidora de Jesus e dela foram expulsos espíritos malignos

Unknown disse...

Estou amando a série. Todos deveriam assistir. Estou indicando o máximo de pessoas. Aprendemos muito, a ser seres humanos melhores. Que ela alcance o máximo de pessoas, que assim teremos muita conversão. Jesus é o maior exemplo de amor,compaixão, bondade, perdão, misericórdia. Que possamos seguir seu exemplo e tentamos ser alguém melhor todos os dias.

Unknown disse...

Gente amei essa série. Uma leitura espetacular, da opressão vivida naquela época pelas mulheres, e ainda, reproduzida de forma diferente atualmente. Uma boa leitura para o movimento feminista. Eu recomendo! Sei que foge do roteiro original da vida de Maria de Magdalena, mas se propôs a criar uma narrativa, que tem muito haver com a história original. Amei!!!

Marcio Oliveira disse...

Série muito bem feita, consegue prender nossa atenção e vontade de assistir ao próximo capítulo. Cenário, paisagens, enredo... estou adorando! Concordo na forma melodramática às vezes de algumas cenas...mas não vejo nada errado nisso..

Unknown disse...

Otima serie, porem fiquei um pouco. Sem ententer sobre Maria madalena se declara para JESUS...

Rosineide disse...

Excelente a abordagem aproximada e humana que a série faz dos seus personagens, sobretudo de Jesus. Emocionante verificar a proximidade da possibilidade de uma visão humana desses personagens bíblicos. Importante o destaque que faz para a necessidade de repensarmos o nosso preconceito com o que é produzido fora dos circuitos europeus, penso que demorei a me convencer de ver a série pro esse motivo kkk.

Unknown disse...

Assistindo a série e amando cada episódio.Vale a pena! Além do que nos aproxima mais das coisas de Deus!

Luiz disse...

Não creio que inventaram tudo... Podem ter tudo algumas adaptações, mas acredito que grande parte da historia dela ali vem dos Apócrifos.

Lucrécia disse...

Maravilhosa! Me faltam palavras para definir tudo o que senti assistindo Maria Magdalena.Os atores foram perfeitos,Caio Valério, Maria Magdalena,Prócula,e,que Jesus maravilhoso! Não sou a mesma depois dessa série. Simplesmente apaixonada por esse Jesus transbordante de amor!!!

Unknown disse...

Dificil saber o tanto que há de romance na vida de Magdalena, mas, de qualquer forma, mostrou-me algo a mais. Pra mim, Magdalena era uma prostituta. Ponto. Nunca soube que que teria sido literalmente jogada na vida de prostituição. Se isso for verdade, meu olhar sobre ela me dá outra compreensao de seu personagem na vida de Jesus. Na verdade, ela era uma mulher culta, à frente de seu tempo, uma feminista, corajosa, que enfrentou a classe masculina despida de armas materiais e teve em Jesus seu único apoio desinteressado. Ele viu nela alguém capaz de continuar sua missão. Muito diferente de alguns que insinuam que Ele tinha um caso com ela. Ele a amava como amou os outros discípulos.
Esta foi a minha leitura.

Josué disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josué disse...

Achei ridícula esse comportamento de alguns críticos que vivem apenas do prazer de criticar, quando mencionam que o autor não fala da qualidade das mulheres, só da beleza.
O fato de falar da beleza não é um ato de negação à inteligência ou capacidade intelectual delas.
Critiquem o que ele diz e não o que deixa de dizer.
Aliás, se as lindas mulheres do filme não fossem talentosas, o autor não recomendaria.

Darkmann disse...

Pesquise Maria de Magdala pelo Espiritismo, as últimas informações da vida dela foram descobertas assim... Inclusive a não aceitação dos discípulos, o que fez ela trilhar um caminho de evangelização próprio... Não vi até o final a série ainda, mas a morte dela é muito bonita, uma vida dedicada a Jesus mesmo...

Unknown disse...

Estou adorando a série. Muitos atores ótimos. Vale a pena conhecer o cristianismo por meio desta será. Muito bem preparada. Esse Jesus lindo transmite paz paz para o telespectador...

Patricia Soares disse...

Na Netflix não é dublada.

Marcus B. disse...

👎

Unknown disse...

Gente,comecei a ver a série ontem e fui dormir quase de manhã... Até aqui estou impressionada com a produção, roteiro, cenários e mexida com a grandeza e amorosidade da mensagem cristã. Jesus surgiu numa época de muitos conflitos, mas com muitas pessoas revolucionárias, como nos dias atuais. Recomendo a série e todas as reflexões que ela suscita...

Unknown disse...

Não reconhecer uma ou outra religião não é ser ateu, mas sim não ter conhecimento do sagrado ao longo das culturas, a mensagem de cristo atravessou o tempo e o espaço seu discurso foi apropriado e modificado cada qual a intenção de quem a usou como instrumento de poder, tudo o que Jesus fez foi fantatico, além da nossa compreenssão e você caricaturar de maneira pejorativa só representa a falencia individual intelectual de um individuo desconectado com seu tempo e o mundo. Texto carregado de falacias, impropriedades situando-se no âmbito da opinião, que é nada mais nada menos o vazio entre a ignorância e a sabedoria.Péssimo critico e pessimo escritor assim se define quem escreveu tal resenha.

bete disse...

O seriado mais lindo
Fui criada dentro da igreja e com esse filme fui ver aprendi um monte de coisas erradas
Terminei o filme sendo devota de Maria Magdalena
Amei do começo ao fim

Juliana disse...

Maravilhosa

Juliana disse...

Sim

Unknown disse...

Eu acho que ele também a amava, pois quando ressuscitou pediu que Madalena não o tocasse porque do contrário poderia não ter forças para retornar ao pai. Pelo menos isso foi passado na série.

Jacy disse...

Verdade estou assistindo com meu marido também ficamos até tarde assistindo e algo realmente muda dentro de nós pelo menos em mim sinto algo diferente uma paz , penso mais antes de falar e de pensar sobre os outros ...

Anônimo disse...

Puxa!! Exatamente o que senti quando assisti Jacy!! A gente sente uma paz muito grande e passamos a ponderar muito mais sobre o que pensamos ou falamos sobre nossos semelhantes.

Camila disse...

Tem o livro: Maria Madalena na Montanha de Sainte-Baume, de Jean Yves Leloup.

Adriana disse...

Estou no meio da série, até agora estou gostando muito, Jesus me surpreende a cada episódio.

Maria disse...

A melhor atuação de Jesus que já vi.

Anônimo disse...

Filme maravilhoso. Elenco fantástico. Nós faz pensar o real motivo de estarmos vivos: a maneira que cada um dissipa o amor.O seu real valor. O filme nos prende do início ao fim de uma maneira incontrolável...Atores com um excelente desempenho. Jesus com a melhor desempenho já visto por mim. Aprendizado histórico,religioso e pessoal... realmente vale a pena.

Unknown disse...

Nem Eu! acabei de assistir agora e estou ainda encantanda.

Unknown disse...

Penso assim também!

KARLA disse...

ADOREI A SERIE FOI ÓTIMA A SÉRIE PASSAVA O DIA TODO DE FRENTE A TV.GOSTTEI MUITO DESSA VERSÃO DE JESUS BEM HUMANO.

Tereza Cristina disse...

Estou amando a série, se é baseada ou não nos evangelhos apócrifos, não importa,a mensagem é verdadeira e creio que a história de Madalena também o seja,fica óbvio por todos os evangelhos oficiais falarem muito pouco dessa personagem, e sempre qualificando como "a prostituta", não poderiam admitir uma mulher com tanta inteligência e empoderamento como João, Lucas e Mateus. Por tudo isso, super indico essa série.

PatriciaIFSC disse...

Indico livros de Amélia Rodrigues, Humberto de Campos e Emmanuel que retratam os bastidores do Evangelho através da mediunidade séria de Divaldo Franco e Chico Xavier.

PatriciaIFSC disse...

Essa série é muito linda e está bem próximo da realidade vivida por seus personagens. Muito inspirado seu autor.

Unknown disse...

Gostei tanto da série, que estou assistindo de novo. Só estava dormindo 3horas da madrugada. e ficava só pensando na série. Concordo quando dizem que Jesus é esse , transmite uma paz, o amor de um Romano por um Judeu e por aí vai> Recomendo SIM.Um espetáculo, Maaria Madalena foi a primeira mulher feminista!!!

Anônimo disse...

Alguém pode comparar com the chosen?

Edilma Mota disse...

Meus parabéns pela ótima resenha. Estou vendo a série agora e estou amando. É muito vibrante e prende a atenção o tempo todo. Personagens maravilhosos, magnéticos. Excelentes atuações. O roteiro brilhantemente construído, com uma liberdade criativa coerente e muito bem articulada. Recomendo vivamente.

Denilsen Higa disse...

Eu amei a série, tanto que estou assistindo de novo!!

Unknown disse...

Eu amei toda a série do início ao fim eu nunca havia visto uma interpretação de jesus tão perfeita não verdade de todos

Unknown disse...

Dublado em brasileiro? Emque país é usado esse idioma ?

Unknown disse...

Uma série qus tem excelntes atores. Maria mãe de jesus reflete o olhar corajoso e benvole te que ela deve ter tido. Mostra realmente sucessão de acontecime tos a epoca que acredito tenham acontecido. Mostea que Deus enviou seu filbo realme te para sentir a fragilidade humana. Parabéns a todos...

Unknown disse...

Gostei mto da série....os Atores mto bons mesmo....mas, não entendi porque o Barrabás foi morto por Emílio, sendo que na bíblia ele não morre nesse período....ao contrário disso ele, recebe a cura de uma ferida que tinha na cabeça através de uma gota do suor de Jesus, já crucificado, gota essa trazida pelo vento..... segundo a bíblia, nesse momento ainda Barrabás blasfema contra Jesus..... dizendo que Deus teria preferido salva-lo, no lugar do Messias....no entanto, ele ouve a voz de um Anjo de Deus o repreendendo dizendo que Jesus sim estava liberto mas Barrabás estava condenado a viver aqui na terra tendo que lidar contidos os males que tinha causado....e aí vai.....
Creio que tem situações que não poderiam ter sido mudadas porque já se sabe o que, na realidade, ocorreu....
Tem que condizer com o que consta nós escritos.....
Assim penso...

Unknown disse...

Essa série é simplesmente fantástica. Nem quero mais saber o q é ficção e o q é realidade. Só sei q as personagens estão em um patamar de humanidade q nos envolvem na trama e nos aproxima de cada um . Jesus com dúvidas, Madalena com uma coragem de guerreira, Maria super segura... Os autores arrazaram
! Super envolvida, super indico!

Unknown disse...

Verdade Sueli! Dois belos atores. Principalmente Caio Valério e seu personagem apesar de mal nos envolve e nos faz até torcer pela história dele com Madalena.

Anônimo disse...

Poxa, será que só eu queria que Caio Valério tivesse sobrevivido e os dois tivessem ficado juntos? torci o tempo todo, pois ele amava ela.

Ketteny disse...

Estou presa, fascinada na serie. Confesso que cheguei da parte do massacre a Jesus, e então desliguei a TV e fui dormir me encorajar para ver hj. Se não fosse de excelente qualidade eu não teria esse medo.

Unknown disse...

Também concordo! A melhor versão de Jesus! Escutá-lo nos transmite muita paz!! Parabéns à série!!

Unknown disse...

Concordo plenamente com sua percepção. As "feministas" são inspiradoras... Sempre existiram mulheres a frente de seu tempo! A interpretação de Simão Pedro é um primor... Pensei o mesmo também em relação à quantidade de tinta/sangue!
ainda não terminei de assistir, mas estou gostando muito.
Peguei a referência de seu livro e, conseguindo ler, teço comentários por aqui também.

Polo UAB disse...

Amei a série. Desde a aridez das paisagens de deserto atá a pessoa de Um Jesus simples humano e não Hollywdiano como os filmes que já assistir da vida de Jesus.E a Madalena, uma mulher à frente do seu tempo, apaixonada pela General Romano Cayo Valério, com pensamentos antagônicos sobre suas lutas políticas, mas muito respeitosos sobre o conhecimento que cada um trazia. Engim, assistir duas vezes. Fantástico.

Unknown disse...

Me vi nesse comentário kk chega chorei com a morte dele.
Eu tbm torcia pra que o final fosse eles juntos!

Marcos Antônio disse...

Uma série espetacular, nos renova a fé em Jesus. Tem muito aprendizado
nós exemplos de Jesus. Vale a pena assistir, principalmente, agora na quaresma.

Unknown disse...

Augusto era o imperador quando Jesus nasceu. Ele foi sucedido por Tibério. Como tem gente que não pesquisa a história. A minha crítica a série é que Jesus tem 12 apóstolos e não 7 como mostram mais da metade dos Episódios.

Unknown disse...

Maravilhosa série, o Caio Valerio é um colosso, em todos os sentidos!

Anônimo disse...

Maravilhosa série, o Caio Valerio é um colosso, em todos os sentidos!

Unknown disse...

Um show especial que deixa de queixo caído os dirigentes das igrejas cristã de um Jesus simples, bondoso e compreensível muito mais antenado a transmitir a Graça e Glória de Deus, ao contrário dos condenadores de almas para o inferno que pensam em converter os outros pela ameaça e medo.

Unknown disse...

Amei assistir essa serie

Unknown disse...

A série tem muitos atrativos. Ótimas atuações, o roteiro, a história da Galiléia e dos judeus, a mensagem de Jesus. É emocionante e viciante. A interpretação de Manolo Cardona como Jesus foi a melhor que vi até agora.

Unknown disse...

Olá estou gostando muitoo. Como dizem dos acontecimentos da vida da personagem Maria Madalena e ficçao gostaria que ela tivesse ficado com Caio Valerio. Amei as cenas dos dois.

Claudia disse...

Muito triste porque a série acabou.Virava madrugadas inteiras assistindo sem conseguir desligar.
Queria entender porque não existe na Bíblia, uma versão escrita por Maria Madalena, considerada pelo Papa Francisco e por mim, a "discípula dos discípulos" Sem dúvida ela foi a única que jamais negou a Jesus Cristo por covardia, uma Mulher de Verdade, verdadeira, sem medo dê-se entregar a sua devoção a Jesus, muito diferente de Pedro, que negou Jesus três vezes, que se escondia cheio de medo, que duvidou do relato de Maria Madalena, que era ciumento, invejoso, machista.Por que não temos um evangelho redigido por Maria Madalena, se ela sabia escrever?
Vou assistir novamente e novamente e novamente. Para me aproximar cada dia mais de Jesus e de seus ensinamentos.
Obrigada ao diretor desa série por todo o bem que você nos fez.

Unknown disse...

Já assisti 5 vezes e muito boa

Unknown disse...

Caio Valério não foi da época de Jesus , mas foi bem corrido colocada a posição dos romanos e hebreus

Unknown disse...

Já havia lido o novo testamento e quantas vezes ensinei as crianças na escola dominical !Mas assistir o filme nessa versão ficou mais intrigante conhecer a história de Jesus e seus discípulos inclusive protagonizando a personagem Maria Magdalena como a personagem principal da história de Jesus!Renovou minha fé em Cristo e a ama_lo e seguir seus ensinamentos !Tinha uma visão diferente dos pecadores .Ele retrata os motivos de cada um ao erro e porque perdoa-los!Ensina a amar nossos inimigos .Independentes de suas atitudes.Mostra a primeira mulher a desafiar a época que eram machistas .Colocando as mulheres a participarem das mesmas atividades com parcerias juntamente com os homens.!Mostrando a diferença de gêneros com as mesmas igualdades .! Parabéns assisti altas madrugadas em viciante a história pra saber o fim.!!

Crys disse...

O que me surpreende é o altíssimo nível de interpretação dos atores mexicanos e colombianos e a cenografia, seja naturais ou de estúdio da série Maria Madalena que passa na Netflix. Eu que costumo dormir por volta das 23:00 hs. e com essa série só desligo a televisão lá pelas quatro horas da madrugada.

Porém, vejo alguns furos a serem evitados. Como o número grande de atores de olhos claros. E outra, no capítulo 42 que o Governador Poncio Pilatos sentado no seu trono de madeira que o espaldar têm alguns símbolos como flor-de-lis (⚜️) muito associada à monarquia francesa e que foi criada pelo fundador do Reino Franco, Carlos Magno e uma Cruz criada pelo Imperador Constantino 400 anos depois. Enfim... Com essa grande produção a imaginação é fértil

Anônimo disse...

Assistindo agora em 2023. Melhor atuação de Jesus, literalmente crístico! Todos os ensinamentos da Lei de atração. Meditação. Física Quântica. Ressonante