Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 25 de março de 2007

Dupla boa

Escrevi um post na semana passada, falando sobre a nova formação do MPB4, sem o Ruy, com a entrada do Dalmo Medeiros. Falei que não tinha gostado desta nova formação e entre os comentários recebidos, o Baptistão disse que também se sentia órfão do Ruy. E é isso mesmo. Eu sou um órfão do Ruy.

Na época em que ele saiu do grupo, chegou a falar dos seus planos para o futuro e um deles era a formação de uma dupla com Carlinhos Vergueiro, tentando resgatar uma antiga tradição, na nossa música, de duplas de cantores, como foi o caso de Francisco Alves e Mário Reis, em minha opinião, o exemplo mais feliz desta forma de cantar.

Achei que este plano não tinha saído do discurso, mas na semana passada, fuçando nas prateleiras de uma loja de discos, encontrei o CD Só pra chatear de Ruy Faria e Carlinhos Vergueiro. Comprei o disco correndo e minha satisfação ao ouvi-lo foi do tamanho da decepção que eu tive com o disco do MPB4. Que trabalho bom!

A escolha do repertório privilegiou grandes clássicos, sem cair na obviedade. E, no meio de uma porção de sambas de primeira, temos até um gostoso xaxado de João do Vale, O canto da ema. E é excelente a gravação do samba Seja Breve de Noel Rosa.

Não sei se esta dupla vai perdurar, mas se isto acontecer, minha sensação de perda será compensada. Perdi o grupo vocal que eu mais gostava, mas terei ganhado uma dupla de primeira.

Um comentário:

Clélia Riquino disse...

Seja breve
Noel Rosa/1932


Seja breve, seja breve
Não percebi porque você se atreve
A prolongar sua conversa mole
(E não adianta)
Seja breve (conversa de Pedro)
Não amole
Senão acabo perdendo o controle
E vou cobrar o tempo que você me deve

Eu me ajoelho e fico de mãos postas
Só para ver você virar as costas
E quando vejo que você vai longe
Eu comemoro sua ausência com champanhe
Deus lhe acompanhe

A sua vida nem você escreve
E, além disso, você tem mão leve
Eu só desejo ver você nas grades
Pra te dizer baixinho, sem fazer alarde,
Deus lhe guarde

Vou conservar a porta bem fechada
Com um cartaz: "é proibida a entrada"
E você passa a ser pessoa estranha
Meu bolso fica livre dos ataques seus
Graças a Deus

Realmente, muito legal! Música e interpretação...