Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Bolacha Refinada

Deve ser a idade, mas o que tenho sentido é que estou ficando cada vez mais sectário quando o assunto é música. Sempre fui bastante eclético a esse respeito, embora nunca tenha sido muito tolerante com música ruim ou excessivamente comercial. Gosto muito de jazz, de música popular brasileira e até mesmo de rock cheguei a gostar, de alguma coisa em alguma época. Gosto de música caipira e de quase todas as manifestações regionais brasileiras. Mas, há muito tempo tem sido o samba, o samba autêntico, o samba verdadeiro, a única forma de música que me emociona. E isso pode ser identificado no meu interesse nas lojas e nos sites da internet que permitem baixar discos completos.

Cada vez mais, só os discos de samba chamam a minha atenção. E é com grande interesse e avidez que eu fico garimpando páginas e prateleiras, a procura de novos cantores e grupos que cantem os sambas mais refinados, mais tradicionais, daqueles compositores mais importantes. Fujo, é claro, dos grupos de pagode e daqueles artistas que se aproveitam do samba como se fosse uma onda, um modismo ou uma oportunidade para se tornarem famosos.

E foi assim, garimpando, que encontrei o álbum duplo O Samba Informal de Mauro Duarte.

Mauro Duarte, o Bolacha, é daqueles sambistas pouco conhecidos pelo grande público, o que não lhe empresta nenhum demérito, muito pelo contrário. Mas, até mesmo o grande público conhece muitos de seus sambas como Canto das 3 raças ou Menino Deus, imortalizados na voz de Clara Nunes. Quem é do samba, entretanto, do samba verdadeiro, sabe muito bem quem foi este sambista e sabe, verdadeiramente, da sua importância para nossa música. Um compositor intuitivo, conhecedor dos segredos e atalhos necessários pra se compor um grande samba.

Neste disco, Cristina Buarque, sempre ciosa do que é culturalmente relevante, ao lado do grupo Samba de Fato, nos oferece 30 sambas muito pouco conhecidos deste grande compositor. São sambas raros, até mesmo pra quem é do ramo. São sambas garimpados à custa de muita pesquisa, muita conversa de botequim, muita persistência. Mais da metade destas músicas estavam inéditas e dez delas estavam incompletas. Coube a Paulo César Pinheiro, seu parceiro mais constante, a tarefa de completá-las. E não fez isso apenas colocando a letra (como se isso fosse pouco!), mas também, completando as melodias, já que, destes sambas, só haviam fragmentos, alguns gravados em fitas cassete, outros na memória de amigos.
.

O samba de fato é um grupo formado por Pedro Miranda, componente do Grupo Semente, que acompanha desde sempre a cantora Tereza Cristina e por Alfredo Del-Penho que, junto com Pedro Paulo Malta, formam a dupla Dois Bicudos. Além deles, temos ainda Paulino Dias e Pedro Amorim. E como se isso não bastasse, o disco ainda conta com as participações de Paulo César Pinheiro e Elton Medeiros, cantando em algumas faixas.
.
Um disco como este me deixa nas nuvens. É como um bálsamo, um orgasmo, um alívio. Alívio por perceber que o mundo não está perdido, que a vida pode, ainda, nos presentear com coisas belas, que o samba está cada vez mais forte e vigoroso. Um disco como este me alivia, pois justifica o meu sectarismo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Você conhece a Fabiana Cozza?

Unknown disse...

Grande texto, me identifiquei profundamente! Esse CD está na minha mira faz tempo. E escute o que diz a menina Eva: procure ouvir Fabiana Cozza. Outra dica quente> Ione Papas, o disco preto dela, chamado, salvo engano, Na Linha do Samba. Imperdível, malandro! É tua cara este disco!

E que mal lhe pergunte: não lhe vi nos dois shows que o Cupinzeiro realizou no teatro do Centro de Convivência. Não vai me dizer que você ainda não comprou o CD do Cupinzeiro, né? Modéstia à parte, está um brinco!

Abração!

Diego Moreira disse...

Walter Alfaiate, o magnata supremo da elegância moderna - apud Nei Lopes - gravou vários sambas do Mauro Duarte.

O sujeito foi muito bom compositor; Grande obra. Grande trabalho. Excelente lembrança!

Abraços!

MegMarques disse...

Eu não consigo ouvir a música. Tem algum segredo nesse box que vc põe aí? Não é só apertar o play?

abração

Graziana Fraga dos Santos disse...

que maravilha de dica, vou procurar ouvir mais ;)
bom findi!
beijos

Andrea Drewanz disse...

Também estava querendo ouvir um pouco para conhecer... mas não tô conseguindo de jeito nenhum!
:-(
Que peninha...

PS: A-do-rei a última frase do post: 'Um disco como este me alivia, pois justifica o meu sectarismo'.
(simplesmente genial!)

sonia a. mascaro disse...

Quanta coisa boa para ler e ouvir aqui em seu blog! Muito bom mesmo!
Um bom domingo!