Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Como Sempre

A corrida pela sucessão presidencial está a todo vapor. Tudo com o script de sempre. Tem gente fingindo que não é candidato, tem gente se fingindo de morto, tem gente se fingindo de aliado, tem gente fingindo indignação pra gerar fato jornalístico. Como sempre.

A grande mídia tem desempenhado o seu papel preferido, ou seja, o de fingir imparcialidade, coisa que nunca existiu e nunca existirá. Praticamente sem exceção, os grandes veículos de (des)informação têm trabalhado pesado pra desqualificar a candidatura de Dilma Roussef e enaltecer a de José Serra, como já ocorreu nas duas eleições de Lula. Como sempre.

Nem o rádio escapa. A estação CBN, aquela que não toca música, só toca notícia, tem uma abordagem bastante objetiva nas entrevistas, mas conta com um time de “comentaristas” pra lá de conservadores, como Mirian Leitão, Arnaldo Jabor e Lúcia Hipólito. Esta última, descaradamente pró Serra.

Só tem uma novidade, este ano. Ao lado da mídia, ao lado das redes de TV, dos jornalões e das revistonas, temos também os grandes blogs. Não falo dos blogs insignificantes, como este aqui e tantos outros que há por aí. Falo dos blogs dos jornalistas famosos. Aqueles que têm, também, um espaço privilegiado nos veículos da grande mídia. Quase todos, alinhados com a posição dos grandes jornais, seus empregadores.

O blog mais emblemático, dentre estes tantos, é o de Reinaldo Azevedo, que tem também uma coluna na Veja. É nitidamente contra o governo Lula e descaradamente pró PSDB e DEM. Seus textos recebem uma enormidade de comentários, dos quais se vangloria, embora o excesso de comentários feitos por anônimos, todos eles elogiosos, me faça desconfiar de trapaça. Eu mesmo fiz um pequeno teste, enviando dois comentários, identificando-me, um deles criticando seu texto e outro bastante neutro. Nenhum dos dois foi publicado. Fiz então, mais um comentário como anônimo, elogiando e este foi publicado rapidamente. Não é um blog pra se levar muito a sério, mas, aparentemente, é bem lido. Como tantos outros que seguem a mesma linha.

Há, entretanto, 3 exceções:

O Blog de Luis Nassif tem se esmerado em criticar o governador José Serra, sem adular o governo de Lula. Entre os 3, é o mais sóbrio, até mesmo pra combinar com a mineirice de seu autor. Isso acabou lhe custando o emprego na TV Cultura, que deveria ser uma TV pública, mas, na verdade, é uma emissora a serviço do governo (ou do governador) do estado.

O blog do Paulo Henrique Amorim é o mais zombeteiro dos 3, escrachando, de forma virulenta, o governador e o PSDB, em geral, expondo seus erros, vícios e crimes, abusando do uso de apelidos e do deboche fácil. Tem um conteúdo correto, mas seu formato beira o pastelão. O que eu menos gosto, entre os 3.

Entre os 3, aliás, o meu preferido é o do Mino Carta, que acaba de publicar seu texto A despedida, no qual promete abandonar o espaço, por absoluto desânimo. É o mais equilibrado e o mais transparente. Ao mesmo tempo em que declara sua admiração pelo presidente Lula, não se exime de criticá-lo. Assim como na revista Carta Capital, que ele comanda, as maiores críticas são dirigidas ao banqueiro Daniel Dantas e a quem pertença à sua quadrilha. Mostra com muita ênfase as relações que o banqueiro mantém e mantinha com os governos e políticos tucanos.
.
Como eu disse, o blog do Mino Carta é o meu preferido e a leitura da sua despedida só fez aumentar minha admiração, pois reproduziu, com muita fidelidade, a sensação de desânimo e decepção que eu também estou sentindo. Em relação ao governo, em relação à política, em relação ao Brasil. Como nunca.

3 comentários:

Lord Broken Pottery disse...

Arnaldo,
Desculpe-me. Não deveria vir à sua casa pra discordar de você. Nenhum dos que você citou é isento, e o bom jornalista deveria ser. O Mino, ao declarar sua admiração pelo Lula, já se compromete. No meu caso interrompo a leitura. O Nassif, ao esculhambar o Serra metodicamente, mostra um ponto de vista viciado, já que aborda sempre o mesmo lado da moeda. Também não consigo ler. O Paulo Henrique, ao esculhambar sistematicamente um partido, também perde a credibilidade. Como escolher, em quem acreditar? Por isso parei de escrever sobre política. Como não consigo ser isento, acho o Lula uma besta, e tenho saudade do tempo do FHC, por quem tenho admiração irrestrita, também empobreço minha opinião, que fica atrelada a um único ponto de vista. Difícil, não é mesmo?
Grande abraço

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Ricardo,

Antes de mais nada, eu sou um grande entusiasta da discórdia, já que, acredito, é assim que se cresce, que se aprende. Sou absolutamente crente que a discordância (e não a rivalidade vaidosa) é que pode nos trazer, através da discussão, a maior clareza das coisas.

Sobre a isenção no jornalismo, há muito tempo que eu não acredito que ela seja possível. Por isso, sempre prefiro aqueles que coloquem claramente sua posição, independentemente de eu concordar com ela. Prefiro um jornalista parcial e transparente do que aquele que finge a imparcialidade e não a pratica.

Sobre o Lula e o FHC, tenho uma posição bem diferente da sua. O FHC, sempre achei uma besta quadrada, e a minha admiração pelo Lula está, cada vez mais, diminuindo, justamente pelas características do tucano que eu venho identificando nele.

De qualquer maneira, sinta-se sempre à vontade para criticar.

Lord Broken Pottery disse...

Arnaldo,
Volto só para agradecer o espírito com que aceitou minha crítica.
Grande abraço