Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Tristes tempos

Quem acompanha este blog, há algum tempo, já pôde ler aqui, aqui ou aqui, que gosto mais de futebol do que de torcer. Só que não foi sempre assim. Eu me descobri torcedor do São Paulo, ainda na infância, antes de me interessar por futebol. Aos poucos, fui gostando, cada vez mais, deste esporte, na mesma proporção em que fui achando essa coisa de torcer uma bobagem.

E, por gostar de futebol, aprendi a apreciar os bonitos jogos, aqueles inesquecíveis, fossem do São Paulo ou de outro time qualquer. Foi por gostar de futebol que descobri que é possível apreciar um jogo entre Ipatinga e Valeriodoce, contando que ambos os times joguem bem.

É por gostar de futebol que me vejo, às vezes, na frente da TV assistindo jogos do Milan, do Manchester United ou do Barcelona, só pra ver Kaká, Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi jogarem.

Foi por gostar de futebol que eu me encantei, no final da década de 70, com o futebol praticado em Campinas. Naquele tempo, nenhuma outra cidade tinha dois times tão valorosos como Guarani e Ponte Preta. E eu me embevecia vendo Oscar, Careca, Dicá, Renato ou Zenon jogarem.

É por tudo isso que me entristece perceber que, às vésperas de um clássico campineiro, às vésperas de um jogo Guarani x Ponte Preta (07/02 – 19 h – Brinco de Ouro da Princesa), às vésperas do tal “derby”, fala-se menos do futebol que podem jogar os dois times e mais a respeito do aparato policial que terá que ser montado pra segurar a ira das duas torcidas.

Tristes, estes tempos atuais.






2 comentários:

Eli Carlos Vieira disse...

É vero. O grande show acaba ficando de escanteio.
Assitir assim, nem dá. Torcer então...

Assim, as transmissões deixam de ser uma alternativa boa, quando não pode estar direto na arquibancada!

Abração, Arnaldo, e bom fim de semana!

Vanessa Dantas disse...

Pois é Arnaldo! Estive no jogo do Juventus X América no sábado passado conforme postei no meu blog. Foi um programaço! Neste domingo, penso em ver meu Palmeiras jogar contra o Santos no Palestra Itália, e mesmo sendo do lado de casa, o tumulto criado pelas torcidas me faz repensar, não sei se desistir...