Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Coração de manhã

Sábado de manhã, céu nublado, tempo escalafobético. Um bom dia pra ir ao cardiologista, consulta anual de rotina, saber se a coisa tá bombeando direito e se os tubos estão num estado razoável. Espero não precisar de um flushing ou uma decapagem (quem não for engenheiro, que vá ao dicionário), até porque, não sei se dá pra fazer nas veias o que fazemos em tubulações hidráulicas.

A coisa boa da consulta é que será com o Murilo, um médico que, com tantas afinidades, já virou amigo. É ele que, enquanto espeta eletrodos no meu peito, pra verificar como as coisas estão funcionando, me dá umas dicas imperdíveis sobre os sabores de Campinas e arredores. É durante a consulta e os exames que a gente troca experiências gastronômicas e literárias, duas de minhas paixões.
.
Vou pra lá e, na volta, passo no mercado pra comprar peixe, camarão e alho poró. Afinal, sempre que visito o cardiologista, saio de lá com fome e cheio de idéias.

9 comentários:

ninguém disse...

Arnaldo. É isso aí: cuide do bobo mas também dê sua atenção a epicuro. abs
maris

Valéria Martins disse...

Oi, Arnaldo. E aí, como foi a visita ao cardiologista?

Quanto ao Obama, concordo com tudo o que falou. Mas nãi invalida a minha "teoria" de que essa metade mais um pouco que o elegeu tenha tido esse insight coletivo, hehehe.

Abs, bem-vindo à Pausa do Tempo

Eli Carlos Vieira disse...

“Decapagem: método que utiliza água oxigenada e pó descolorante para retirar os pigmentos do cabelo tingido. Radical, só é indicada em mudanças drásticas, para clarear mais de quatro tons.”
Acho que não procurei no dicionário certo!

Qualquer consulta me causa apreensão.
Fico curioso com o resultado!
Como foi o seu?!

Abração

Vanessa Dantas disse...

Sair do cardiologista e passar no mercado com intenções gastronômicas me parece um ótimo sinal!

São esses poucos médicos que fazem a real diferença!

Beijo.

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Eli,

Só pra acabar com sua apreensão, vai aí, uma explicação do que é decapagem (não foi no dicionário que eu achei):

Decapar é o processo de remoção de óxido, tinta ou incrustação de uma superfície metálica. Um dos processos mais valorizados pela indústria é a remoção do óxido metálico existente sobre a superfície do aço.

Para a remoção de óxidos metálicos existem 4 processos distintos. A escolha de qual usar será de acordo com o tipo do produto final:

Decapagem Mecânica – é o processo de escovação, tamboreamento, jato abrasivo, areia quartzidica, esferas de aço, limpeza úmica e remoção da carepa por flexionamento.

Decapagem Térmica – é o processo de limpeza de graxa por recozimento, por chama e com pó de ferro.

Decapagem Química (Processo Armco) – consiste no processo de remoção da carepa pelo processo de ataque químico, sendo que o tipo de ácido utilizado e temperatura de processo podem mudar conforme o metal base (Alumínio, Aço Inox, Aço Carbono e outros).

Decapagem Eletrolítica – é composta dos processos de Bullard-Dunn, decapagem anódica e decapagem com condutor central. A remoção deste óxido se faz necessária em função de se obter uma superfície limpa para posterior deformação ou tratamento de superfície como laminação a frio, a pintura e a eletrodeposição. Caso esse óxido (denominado carepa) não seja removido, ele pode afetar o aspecto superficial do produto final quando pintado, aumentando assim o desgaste dos cilindros de laminação a frio e acelerando o processo de contaminação da emulsão. Em alguns tratamentos térmicos, caso a superfície não esteja decapada, pode gerar descarbonetação.

Eli Carlos Vieira disse...

Ok, Arnaldo!
Agora foi possível aludir os processos...
Mas a apreensão ficou mesmo por conta da consulta médica e seu resultado!

Abração

Lord Broken Pottery disse...

Arnaldo, meu amigo,
Já tinha ido antes ao dicionário, para instruir-me sobre o significado de escalafobético. Os verbetes mostram que a palavra serve também para pessoas,muitas vezes sou escalafobético. Acho bacana ver um cardiologista falando sobre gastronomia. Bom que esqueçam do colesterol, mania detestável que eles têm. Espero que esteja tudo bombando nos conformes.
Grande abraço

MegMarques disse...

Peixe, camarão e alho-poró!!!
Dieta deliciosa e saudável, parabéns pro seu médico!

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Ainda não tem todo o resultado, Eli. Faltam fazer alguns exames. O eletrocardiograma deu tudo OK.

Pois é, Vanessa e Ricardo. Este cardiologista é super competente e não é xiita.

Meg, a idéia do camarão, peixe e alho-poró não foi do médico. eu fui pra consulta já com isso em mente. Aí, foi só usar um pouquinho de arroz arbóreo, comprar um pouco de shitake e fazer um molho de maracujá e o jantar saiu, realmente, caprichado.