Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Quaresma

Tirei do Aurélio:

carnaval [Do it. carnevale.]
Substantivo masculino.

No mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais.

quaresma [Do lat. quadragesima.]
Substantivo feminino.

Rel. Os 40 dias que vão da quarta-feira de cinzas até domingo de Páscoa, destinados, pelos católicos e ortodoxos, à penitência; quarentena.

Acho isso absolutamente injusto. 40 dias de penitência em troca de só 4 dias de pecado? Isso está muito desproporcional. Resolvi inverter e escolhi meu pecado mais patente: a gula.
.
Neste carnaval, estamos fazendo uma dieta de SPA. Peixinho grelhado, arroz integral, saladas, frutas. Nada de bebidas, nada de açúcar.
.
A partir de quarta feira de cinzas, recomeço a pecar.

6 comentários:

Eli Carlos Vieira disse...

Bela imagem!

Lembro-me da época em que eu não saía da igreja, por conta do coral de jovens, era nossa diversão. Era.
No caso da quaresma, nós, os menores, tínhamos um período pesado para seguir os quarenta dias de penitência. A regra era escolher uma coisa que se gostasse muito e cortar por 40 dias. Refrigerantes, doce, bala, chiclete, video game...

Acho bonita toda essa questão de tradições e costumes, seguidos por séculos. Gosto de todo esse simbolismo, essa alusão aos contos do livro sagrado. Adoro, sobretudo, a forma como a bíblia é escrita - uma linguagem muito rica. Literatura.

Agora, sobre outras questões a respeito de religião e política religiosa (o que até me afastou desse mundo de regras que têm seus objetivos questionáveis), prefiro não comentar...

Já, para vocês, passada a quaresma, tenham um bom carnaval!

Abração

Sâmia disse...

Meu Deus, imagine só, se o carnaval começasse em 6 de janeiro e durasse até meados do mês seguinte, o que seria de mim?

Feliz pra caramba, certamente.

Valéria Martins disse...

Spa? De comida natural? Bem, só se for em Campinas mesmo. No Rio de Janeiro, não dá. Um motorista de táxi me disse, indignado, que pelo que viu por aí, a cidade virou "Sodoma e Gomorra". Após o choque de ordem de Eduardo Paes, liberou geral...

Bom retorno à vida normal! Abs,

MegMarques disse...

Bem, pois eu estou pensando seriamente em ficar 40 dias vegetariana (o que não chega a ser um sacrifício) e sem doces (isso sim é um pesadelo). Mas a questão nem é religiosa, passa pela estética mesmo.
Divirtam-se por mim!

Andrea Nestrea disse...

haha, muito bom!!!!!

Vanessa Dantas disse...

Linda foto!