Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 16 de agosto de 2009

O prazer, finalmente.

Outro dia, escrevi um texto reclamando dos filmes gerados a partir dos livros de Chico Buarque. Confessei, aliás, que não havia me empolgado, ainda, com nenhum livro seu, embora reconhecesse um gradativo aumento de minha satisfação a cada um que lia. Escrevi o texto às vésperas de iniciar a leitura de Leite Derramado, seu último lançamento. Falei da minha expectativa de que o aumento da minha satisfação perdurasse e, felizmente, isso aconteceu.

Fiquei, particularmente, impressionado com a capacidade de se colocar no lugar do velho enfermo, mostrando conhecer características que só quem já esteve ao lado de uma pessoa num leito de hospital pode conhecer. Descreveu certos fenômenos dos quais não vou falar pra não entregar a história. Chico Buarque, aliás, é um grande conhecedor dos fenômenos que assolam a espécie humana. Isso está fartamente demonstrado em suas canções. E por falar em canção, é impossível ler o livro sem se lembrar de O Velho Francisco, uma música sua lançada no disco Francisco, de 1987.

Posso dizer que Leite Derramado foi o primeiro livro de Chico Buarque que me deu, verdadeiramente, um grande prazer em ler. Mostrou um autor mais próximo do meu paladar ou mostrou-me, a mim mesmo, mais próximo do seu jeito de escrever. Pra tirar esta dúvida, só relendo Estorvo. Quem sabe?

Reitero minha esperança de que não inventem de fazer um filme baseado no livro. Não é necessário, não é possível, não deveria ser permitido.

5 comentários:

Eli Carlos Vieira disse...

Uma professora amiga minha disse que leu também o Leite e se viu surpresa com a diferença em relação aos demais. Ela é super fã de Chico e tende a achar todos bons, mas nesse caso, ela realmente notou uma diferença e algo mais concreto, o que a estranhou. Digo isso, por não ter lido e não ter uma opinião sobre...


Em tempo, FELIZ ANIVERSÁRIO, Arnaldo!!! (Acho que é hoje, certo?!)
Como disse para Clélia, sua companheira também de mês, há sempre algo de bom (e novo, porque não?) em se comemorar mais uma passagem de ano, mesmo com a data tendendo a ser repetida, e apesar de mudanças de pontos de vista, modo de encarar a vida...etc. Aniversário sempre tem um gostinho deque aquele dia é seu, familiar, como seu nome/sobrenome!

Abração, ótimos ventos para essa nova idade!

Anônimo disse...

Do Chico eu já li Budapeste e Benjamim. Não gostei!

No livro Chico Buarque do Brasil li algumas resenhas que me deixaram louca de vontade de ler estorvo. Acho que só nãi li, até hoje, com medo de me decepcionar mais uma vez. Depois de ler as resenhas fiquei com a idéia de que é um livro fantástico e resolvi deixar por isso mesmo. Mas irei lê-lo.

Não li ainda leite derramado, mas agora me animei. Talvez leia ainda antes de Estorvo, porque assim se este último for ruim poderei 'desculpá-lo'.

Andrea Nestrea disse...

que legal q vc gostou do livro, eu ainda não li.
não quero comprar e ainda não arrumei alguém pra pegar emprestado.
mas estou doida pra ler...
sempre q vou a alguma livraria leio um pedaço e gosto muito também.
mas resisto e não levo o chico pra casa. vamos ver até quando....
bj

Vanessa Dantas disse...

Ganhei, mas ainda não li. E agora você aguçou minha vontade! Bj.

Beatriz Fontes disse...

Estorvo segue sendo um estorvo em minha prateleira. Talvez tenha sido uma de minhas grandes decepções literárias na vida. Foi tão traumático que não cheguei a ler Benjamin e, se li Budapeste, foi apenas por insistência de meu marido que ganhou de presente, leu e disse que eu podia ler, que era bom. Era, sim. Certamente, não é meu livro preferido, mas contribuiu para que algum dia eu tenha coragem de ler Leite Derramado. Meu medo é que, depois, "não adianta chorar"... ;-)