Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 17 de março de 2013

Porque capitulei diante do Facebook

Assim que abri uma conta no Facebook, imediatamente, recebi um recado do Helmut, surpreso, perguntando se eu havia sido vencido pelo Face ou pela Cecília.
Sua surpresa se justifica, já que ele conhece a minha má vontade com essas modernidades. Aliás, esta má vontade com o Facebook, como com outros tipos de redes sociais, é menos pela modernidade do que pelo receio de me sentir invadido.
.
Não tenho nenhuma intenção de me despir na frente do mundo, assim como não tenho nenhuma curiosidade sobre a intimidade das pessoas, sejam elas amigos, inimigos e, muito menos, celebridades. E se meu desinteresse pelo Facebook tem origem em meu pouco conhecimento desta ferramenta, meu desprezo pelo twitter deve-se ao fato de eu não me sentir capaz de expressar nenhuma ideia em menos de 140 caracteres.
.
Por tudo isso, entende-se a surpresa do Helmut. E apesar de tudo isso, com a providencial ajuda da Cecília, abri uma conta no Face (já estou tirando onda de íntimo).
.
Porque? Por vontade repentina de me expor? Pra bisbilhotar a vida alheia? Pra ver fotos de meninas bonitas? Pra curtir páginas engraçadinhas? Resposta: Nenhuma das anteriores.
.
O motivo foi bastante trivial e pragmático. Acontece que a Battataria Suíça, um restaurante aqui de Campinas, do qual eu já falei num outro post, tem uma promoção, às quintas-feiras, em que, comprando um prato, o segundo é grátis, caso você tenha “curtido” sua página no Facebook. Desta forma, abri a conta, curti a página, comi a batata e voltei pra casa. Simples assim.
.
E agora, estou aqui, meio sem saber o que fazer com isso.
.
Já tenho mais de 20 amigos e percebo que este número é ridículo pelas comparações que faço com a quantidade dos outros. Percebo, também, que fico travado ante as solicitações que recebo de quem se convida pra ser meu amigo. Tenho, além disso, enorme constrangimento em solicitar a amizade de alguém. Já fiz isso com alguns amigos que tenho na vida real e, por enquanto, não fui negado por nenhum deles. Aos poucos, vou me soltando e disparando os convites para alguns conhecidos e colegas.
.
Fica, apenas, uma dúvida: o que é que eu vou fazer com esse negócio? Afinal, por enquanto, não tenho nenhuma motivação em compartilhar alguma coisa que eu veja na internet com quem quer que seja. E esta falta de motivação não é reflexo de algum traço de egoísmo, mas, sim, à convicção de que a ninguém vai interessar os cantos por onde eu ando.
.
De qualquer forma, enquanto não encontro uma utilidade pra essa geringonça, talvez ela já tenha servido, ao menos, pra ressuscitar este blog, que estava abandonado há mais de 2 anos.
 

5 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo,

com vossa adesão ao Facebook, passo a ser - mui provavelmente - o último ser vivente sem conta no referido site de relacionamento. Cheguei a ter uma experiência, que se mostrou muito breve (algo em torno de dois meses). Motivo: o Facebook só serviu para me deixar com raiva dos parentes e dos conhecidos, pois me revelava que as pessoas eram ainda mais reacionárias do que eu supunha. Aconselho a passares para o Twitter, apesar do limite dos 140 toques. Ali ainda se respira um pouco de inteligência.

Abraço grande e bom retorno ao blog. O meu eu deletei faz tempo, porque estava me consumindo muito tempo e energia. Mas fico feliz que tenhas voltado à ativa.

Em tempo: só você mesmo pra conseguir comer a segunda batata (ainda que de graça) na Batataria Suíça. As pessoas normais mal conseguem dar cabo da primeira.

Bruno Ribeiro

Diego Moreira disse...

Saravá! Já estou lá desde 2010 - e muito ativo. Já te adicionei também por lá. Abraços!

Eu não tenho conserto disse...

Oi Arnaldo!
Eu tenho facebook. Também já tive orkut. E já tive problemas por causa disso. Muita gente xexelenta querendo tomar conta da sua vida.... mas dá pra encontrar amigos antigos e algumas coisas interessantes também!
A gente vai aprendendo a selecionar o que ver, o que expor e o tempo que se perde com isso...
Cada vez que leio você falando sobre essa battataria suiça me dá água na boca. Estarei em sp em junho, vou ver se consigo visitar cps e comer essa batata famosa!!!
bjokss

Arnaldo Heredia Gomes disse...

A batata é muito boa. às terças feiras, comprando uma, você ganha a outra de graça. Se for na quinta, como expliquei no post, basta curtir sua página no Facebook, do qual já estou um pouquinho mais íntimo (só um pouquinho!).

Andrea Nestrea disse...

hahah vou te adicionar no FB