Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

E$porte

Aconteceu o que todo mundo esperava. A final da Copa América 2007 será entre Brasil e Argentina. Por um desses caprichos da tabela do campeonato, a partida entre os dois melhores times aconteceu na quarta feira. Sim, porque México e Argentina, sem nenhuma dúvida foram os melhores times da competição. E o México até que resistiu no primeiro tempo, fechando bem a sua defesa e ainda metendo duas bolas na trave dos argentinos. No finalzinho, entretanto, tomou um gol e teve que voltar mais aberto pra segunda etapa da partida. Aí não teve jeito. A Argentina desfilou seu talento e o México, aquele mesmo que ganhou de 2 x 0 do Brasil na estréia da Copa, acabou sucumbindo.

E agora, no domingo, vão se enfrentar Argentina e Brasil. Ninguém sabe o que vai ser. Mas dá pra imaginar.

Se dependesse só do retrospecto, a Argentina já estaria com a mão na taça. Afinal, venceu, com folga, todos os jogos que disputou. O Brasil, pelo contrário, além da derrota para o México, venceu os outros jogos com alguma dificuldade. Ganhou do Equador com um gol de pênalti discutível e, empatando com o Uruguai, levou a decisão da semifinal para os pênaltis, quando o goleiro Doni, como observou José Simão, inventou a cobrança de pênaltis com barreira.

Se dependesse da qualidade dos jogadores, aí então, nem precisaria haver o jogo. As defesas até que se equivalem. Se no Brasil, Juan tem que jogar por ele e por Alex, na Argentina, Ayala é que tem que carregar Milito nas costas.

Pode ser que Robinho seja melhor que Teves ou até que Messi (duvido), mas a nossa seleção não tem uma dupla como essa no ataque. Qualquer que seja o companheiro de Robinho.

Mas é justamente no meio de campo que o Brasil perde de lavada. Mascherano, Verón, Cambiasso e Riquelme são, sem nenhuma dúvida, melhores que Mineiro, Gilberto Silva, Josué e Júlio Baptista. E eles ainda se dão ao luxo de ter Gago e Aimar no banco de reservas. Qualquer combinação entre esses 6 jogadores daria um quarteto melhor que o nosso.

Gilberto Silva não vai poder jogar. Isso até poderia dar a esperança de que Dunga fosse obrigado a mudar (e, portanto, melhorar) o meio de campo, colocando Diego, Anderson ou até mesmo Cléber, inprovisado. Mas tenho uma forte convicção de que ele vai colocar mesmo é o Fernando. Afinal, se pudesse jogar com 15 atletas, ele colocaria 8 volantes em campo. É o estilo Dunga!

Com essa minha mania besta de gostar mais de futebol do que de torcer, eu bem que deveria desejar a vitória da Argentina. Nem que fosse para o Dunga cair em desgraça. Nem que fosse pra reforçar minha tese de que o time que joga bonito é o que deve ganhar. Nem que fosse pelo amor à arte.

Não tem jeito. Sei que, na hora, vou é torcer mesmo para o Brasil. Quando o assunto é futebol, a emoção ganha sempre da razão.

Em tempo:

Começa agora o Pan 2007. Por mais que se tenha falado das falcatruas e desmandos que envolveram a gastança de dinheiro nesse empreendimento, por mais que ninguém tenha explicado como é que o orçamento pulou dos 720 milhões de reais para 3 bilhões, por mais que as obras de infra-estrutura, prometidas para melhorar a vida do povo carioca, não tenham sido realizadas, mesmo assim, o ufanismo da mídia, capitaneada pela rede Globo, vai tentar escamotear tudo isso.

Se você não quiser ser contaminado por este ufanismo brazuca, visite o site A verdade do Pan, onde muitas notícias realistas sobre este evento estão sendo veiculadas. Só pra que a gente não fique totalmente cego.

6 comentários:

Eli Carlos Vieira disse...

Sexta 13!!!!!!!!!
Pan...por mais que realmente existam "verdades" a serem levadas em conta, estou com boas expectativas para esta edição do evento!
Esportes que reúnem beleza, técnica e força, todos ali, concentrados nos melhores atletas, que muitas vezes não recebem o devido valor.
Esperemos o que acontece nesse Pan-Rio

O poder do esporte: envolver!
Abração
:-]

Diego Moreira disse...

Minhas expectativas para o evento são as piores.

Cesar Maia inventou uma faixas laranjas para a passagem exclusiva das comitivas, o trânsito está um caos, os táxis cobram bandeira 2 o dia inteiro, sem contar que trechos da vila do pan afundaram pouco antes da chegada dos primeiros atletas.

Arnaldo, o pan começa hoje e já não o aguento mais. Quero visitar meu avô no hospital mas ele está no Engenho de Dentro, colado no Engenhão... vai ser difícil chegar lá de ônibus...

Que ao menos os esportes nos propiciem belas disputas.

Abraços!

Eli Carlos Vieira disse...

Nossa!Tá rolando até ameaça de greve dos envolvidos com a cerimônia de abertura! Nem os voluntários querem mais ser voluntários!
Espero que o espírito ESPORTIVO imprere no final!
:-]

Claudia Lyra disse...

Final entre Brasil e Argentina devia ser proibido... isso me dá nos nervos. E obrigada pela dica do site sobre o Pan. :)

Jô Beckman disse...

Além da bola, sabemos que tem muito dinheiro em jogo né....
Faz tempo que não aparecia aqui...prometo que visitarei com mais frequencia..andava sme tempo..hehehe
abração

Maria Helena disse...

Arnaldo,
Brasil e Argentina é desgaste na certa,é preciso muita água com açucar.
Sobre o Pan, é uma pena tudo que envolve dinheiro, dá no que dá!!!, a competição, os atletas, a torcida devem ser respeitados.
Bjs