Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Final do ano

Aproxima-se o fim do ano e começam a pipocar, aqui e ali, posts sobre o natal. Em alguns blogs eu comentei, falando sempre a mesma coisa. O natal não me diz nada. Por não ser religioso e por não achar nenhuma graça nisso mesmo. Simples, assim.

Já gostei do natal. Quando eu era criança, esperava ansioso por essa noite. Ansiava pelos presentes, pela mesa farta de coisas, pelo avô vestido de papai Noel. Depois disso, eu me desinteressei.

Voltei a gostar do natal quando as crianças nasceram. Quando a Cecília, a Bá e o Cauê acreditavam que não era eu que estava naquela roupa vermelha e quente. Mas as crianças foram crescendo e a coisa perdeu a graça, novamente. Faz tempo que já não suporto as mesas fartas sempre com as mesmas coisas. E os almoços com as sobras da mesa farta do jantar do dia anterior.

Este ano resolvi inovar. Chamei meu pai, minha irmã, meu cunhado e as crianças pra virem aqui pra casa. Quero fazer um jantar sem peru, sem pernil, sem bacalhau. E quero fazer um almoço que não lembre em nada o jantar da noite anterior. Estou excitado pra exercitar minha criatividade na cozinha.

O que eu tenho ansiado fortemente é pelo final do ano. Tenho ansiado as duas semanas que terei de férias, pra ver se consigo descansar um pouco, pra ver se consigo relaxar um muito. Pra colocar leitura e discos em dia. Eu esperava que esta última semana, antes das férias, seria um prenúncio deste relaxamento. Que eu iria poder desacelerar o ritmo, que eu poderia levar o trabalho em banho-maria, sem tanto estresse, sem muita briga, sem nenhuma viagem.

Qual nada. Viajo, ainda hoje pra Marabá, no Pará, e só volto no meio da semana. Tenho que encarar mais essa. A última do ano. Assim espero.


11 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Meu natal esse ano será assim: Daniel vai passar com o pai, eu vou sair pra jantar com Ricardo,meu irmão,vamos fazer amigo secreto (!) e rir muito. Tenho certeza que será uma delícia.beijos.

Graziana Fraga dos Santos disse...

que foto linda!

já gostei mais de natal, quando meu dindo se vestia de papai noel e fazia a alegria da família, depois que ele se foi o natal foi perdendo o brilho e alegria que tinha.

mas estou ansiosa pelo próximo final de semana, quando terei meu amor do lado e uma semana pra viver dias de alegria e leveza :)
espero que suas férias sejam ótimas, com muita criatividade na cozinha, bons livros e muita música boa!

Anônimo disse...

Fala aí Arnaldo,
Vc sabe, já em casa sempre tivemos juntos em família no Natal. Muitas vezes com avós, tios, nos visitando na tarde do dia 24. Esse ano isso será no Sul, em São Chico, próximo à Joinville, com minha mãe, irmãs e famílias. A sogra vai junto, e ela já é da família há tempo. Não sei o que teremos no Natal, se Peru ou Tender ou algo semelhante... eu sei é que vou fazer uma caranguejada na certa! Boa viagem pro norte! Hei, vcs faltaram na festa hoje... temos novidades... Até 4a. Abraços Alex.

Anônimo disse...

Fiquei anos sem querer saber de Natal. Este ano aguardo sua chegada até com alegria. Fiz guirlandas, enfeitei árvores e farei uma ceia saborosa. :)
Férias? Há muitos anos eu não sei o que é isso, só quando era criança mesmo, e já faz tanto tempo que nem sei se era bom. ;)
Boa viagem e feliz Natal.

MegMarques disse...

Oi Arnaldo,
eu também não sou religiosa, mas ainda assim gosto da tradição natalina! Gosto de enfeitar a casa, de juntar a família, gosto da ansiedade das minhas filhas pelos presentes, de desejar boas festas até para desconhecidos na rua. E vc está curtido sim o natal, olha aí: todo feliz para preparar um almoço gostoso e diferente para o seu pessoal. Esse é o espírito natalino!
bjos

Anônimo disse...

Eu sempre gostei do Natal! Pra mim qualquer desculpa é boa pra gente ganhar presente!Rs...
Também gosto muito de comprar presentes, mas de preferência bem antes do Natal (ou pea internet) porque odeio os shoppings lotados.

Fiquei feliz em saber que não teremos comida de Natal. Eu ODEIO comida de Natal. Não sei porquê... Acho que é trauma mesmo... Ninguém merece comer sempre a mesma coisa todo fim de ano... E depois passar dias comendo o que sobrou...

Mas confesso que também estou mais ansiosa com a chegada de 2008. Depois de um ano e meio terei minhas primeiras férias no trabalho, e agora, com o fim da faculdade, isso significa que serão férias mesmo, vou ter tempo de ler e passear. Mal posso esperar!

Bom nos vemos no Natal...
smack!!!

Diego Moreira disse...

Fala Arnaldo! Saudades, meu camarada!
Pois é, meu amigo... Também não vou muito com o que o Natal se transformou. Em 20/12/2006, escrevi um texto chamado a Maldição do "Bom Velinho", comentando as transformações pelas quais passou o Natal. Eis alguns trechos:

(...)"Acredito que existem vários vilões, princípios causais da brusca transformação que o festejo natalino sofreu. Vilões sim, pois na minha opinião, o que temos hoje é muito pior do que aquilo que deveríamos ter nesta época. Mas nenhum deles pode ser pior do que o "Bom Velhinho". (...)

(...)Qual é a linguagem que envolve de forma mais sedutora o imaginário infantil? Aquela que pretende valorizar a vinda de um homem que morreu há séculos com o objetivo de salvar a humanidade (o que é difícil de compreender até mesmo para adultos) ou aquela que cria a perspectiva de que, dentro de instantes, o anjinho será agraciado com o presente tão desejado durante o ano inteiro, pelas mãos do bom velhinho que nunca se deixa ver mas sempre comparece?

Desde o surgimento da lenda do Papai Noel o sentido do natal tem sua distorção potencializada. Desde a mais tenra idade somos conduzidos pelo mito a dar maior importância aos presentes natalinos do que aos valores que originaram a festa. (...)

Teoria da conspiração? Acho que não. Se quiser ler o texto na íntegra, o link é http://geografiassuburbanas.blogspot.com/2006/12/maldio-do-bom-velhinho.html

Abração!!

Diogo Novaes disse...

Oi, Arnaldo.

Vou continuar postando na medida do possível. Primeiro tenho que me instalar por lá e comprar um computador.

Mas a média que eu vinha mantendo de um ou dois posts por dia não vai rolar.

Abraço.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

O maior problema que vejo é que Natal foi sempre papai Noel no coracao das pessoas, enquanto deveria ter sido bem outro.

Acho que o seu jantar vai ser delicioso.

Bom apetite!!!

Andrea Drewanz disse...

Seu Natal pelo visto vai ser como vc sonhou. Que bom...fico feliz por vc.
Concordo em muitas coisas que vc escreveu, principalmente sobre as sobras da ceia exagerada.
Mas, o que eu mais sinto falta, é do verdadeiro espírito de natal. Não me empolgo com esta compra desvairada que vemos todos dias.
O que mais me agrada é a gente reunir as pessoas que ama, a família toda (se possível) para curtir o Natal. Mas, isto nem sempre é possível.
Bjs e boa viagem.

Maria Helena disse...

Arnaldo,
Nessa época natalina os sentimentos
se confundem, ora de alegria ora de tristeza.
Desejo que vc resgate os mais doces e felizes momentos do ano e os traga à tona, tornando o seu natal e dos seus familiares alegre e prazeroso.
Vou passar o Natal e o Ano Novo no Rio, com muita festa, igual a que vc descreveu, mas sem ela...vou dizer com certeza ERA FELIZ E NÃO SABIA.
Feliz Natal e um Ano Novo cheio realizações.
Bjs