Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Início de ano

Começa um novo ano, hoje. Eu, que não sou dado a valorizar este tipo de data, entro nesta nave com uma sensação ruim. Não estou me referindo à crise financeira ou ao fim das férias, mesmo porque, eu não as gozei. O que me incomoda é a tal reforma ortográfica que querem me forçar a obedecer. Tenho uma enorme tendência a rebelar-me e não seguir estas novas regras. Não que sejam radicais ou ultrajantes. Achei-as, aliás, brandas. Mas é que eu gosto das regras antigas. E estou disposto a continuar com elas, mesmo depois de 2012, quando oficialmente serão abolidas.


De todas as mudanças, a que mais me incomoda é a eliminação do trema. Gosto do trema. Certamente por vaidade. Pouca gente o usa e por isso, acabo me sentindo diferenciado. Isso me agrada. Por essa razão, continuarei a usá-lo, mesmo depois de 2012. Afinal, eu sou daqueles que fazem um corte na letra Z ou no algarismo 7.

Minha fixação pelo trema não tem um caráter funcional. Sei que ele não serve pra muita coisa. Mas não sou daqueles que acham que só as coisas úteis têm valor. Minha simpatia pelo trema é estética, estilística.

Defenderei com eloqüência o meu direito de comer lingüiça, freqüentemente.

A frase acima, quando dita, é de uma falta de graça que ofende os ouvidos. Vê-la impressa, entretanto, me agrada. Sem o trema, nunca mais vou escrevê-la.

4 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Ano Novo, Arnaldo, Clélia e Cecília!
Que bom que voltou a escrever, fico feliz. Veja como são as coisas, eu descobri sem ter sido avisado! Resolvi abrí-lo e tive essa grata surpresa. Esse blog ainda vai dar em livro... Sobre o trema: Imagine isso na Alemanha, onde uma grande parte de nomes próprios tem trema. O que seria dos Srs. Günter, Grünzel, Rüdiger, Müller e tantos outros... E os que são naturalizados num dos 8 países? Sem trema fica horrível. A internet já deu seu jeitinho: ü-> ue, ä-> ae, ö->oe, e assim foi...
Abraços e força em 2009 pra todos!

Eli Carlos Vieira disse...

Polêmica!
Acredito que a idéia da unificação da gramática entre países que falam português seja válida, embora umas mudanças realmente venham para dificultar o já complicado idioma.
Agradeci a eliminação do circunflexo quando em vogais dobradas (antigos vêem, crêem etc). Mas há muita, mas muita complicação que realmente demandará de tempo para ser assimilada.
Vamos ver ser os portugueses serão mais abertos, com o tempo, na aceitação das mudanças.

Abração,

eLi
:-]

Lord Broken Pottery disse...

Também gosto do trema, acho a reforma uma briga política entre Brasil e Portugal, tenho tempo até 2012. Até lá não mudarei uma vírgula. Alteraram as vígulas?
Grande abraço

Menininha bossa-nova disse...

Nem me fale!! Sou professora de Português e discuti o tema com meus alunos. Acredita que eles não estavam nem aí?? Eu fiz com que eles pesquisassem o assunto e escrevessem um trabalho com uma conclusão própria. Pô, tão mexendo na sua língua, no seu jeito de escrever, e você não vai fazer nada?? Pelo menos uma opinião sobre o assunto você tem que ter!!

Acho que foi o Ubaldo Ribeiro, agora não tenho certeza, que disse "Gostaria que meus tremas ficassem exatamente onde os coloquei". Algo assim. Genial.