Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sábado, 6 de março de 2010

Comida di buteco em Campinas

Iniciou ontem o Comida di Buteco em Campinas. Este evento, originado em Belo Horizonte, onde acontece há dez anos, começou com uma idéia simples, a de eleger a melhor comida servida entre os incontáveis botecos da capital mineira. A idéia fez sucesso, virou evento e acabou sendo exportada para outras cidades. Ganhou site, organização e regras. Tenho um certo pé atrás quando se colocam muitas regras em manifestações naturais e como boteco é um assunto muito sério, fico,então, com os dois pés atrás. Tenho medo quando as coisas viram moda e boteco, definitivamemte, não combina com modismos. Boteco é lugar pra encontrar os amigos de verdade ou pra ir sozinho curtir dor de cotovelo. É lugar pra apreciar mulher bonita e pra falar mal do governo. É, enfim, lugar pra lamber os beiços e encher a cara, sem ter que se preocupar se está fazendo bonito ou feio. Boteco é o último reduto do homem livre.

De qualquer maneira, o concurso, em Campinas, já começou e vai durar 2 semanas. 20 botecos participam e eu não sei qual foi o critério para a seleção, mas me parece inacreditável que o City Bar, meu preferido, não esteja na lista. A relação deles, com os petiscos concorrentes, pode ser encontrada no site do evento.

Como não preciso de um motivo pra ir a um boteco, com motivo foi mais fácil ainda. Provavelmente, não irei a todos, nestes quinze dias, mas já fui em dois deles, um ontem e outro hoje. Não conhecia, ainda, nenhum dos dois.

Por estar bem perto de casa, fomos, ontem, ao Bar da Coxinha. O lugar me decepcionou. Ostentando este nome, o mínimo que eu esperava era que o acepipe principal da casa fosse irrepreensível. Achei abaixo da média e nem acho que uma coxinha mediana precise ser espetacular. O recheio estava bom, mas a massa era molenga e a fritura encharcada. Quem é do ramo saberia como trazer esta iguaria bem sequinha à nossa mesa. Um lugar aprazível, bem boteco de bairro, onde as pessoas podem ir a pé tomar uma cerveja honesta, mas deveria, obrigatoriamente, oferecer uma coxinha de primeira, ou mudar o nome.

Hoje, fomos ao Rei do Joelho. Ao chegar, já simpatizei com a casa: é a minha cara. Abrindo o cardápio, um texto do amigo Bruno Ribeiro, tecendo loas ao local, me deixou ainda mais animado. Pedimos o joelho à pururuca. O que comemos foi bem melhor do que imaginava. Já comi muito joelho de porco, nas nossas terras e em terras alheias. Arrisco-me a dizer que este seja o melhor entre os que já digeri. A salada de batata que o acompanha é fundamental. A mostarda utilizada mostra que o responsável pela cozinha sabe bem o que está fazendo. Até o azeite que a Clélia, a mais crédula das crédulas, pediu era bom, soterrando, mais uma vez, minha falta de fé na raça humana. Saímos de lá satisfeitos e felizes. Para aqueles que cultuam a comida leve, sugiro que fujam com a mesma tenacidade com que eu fujo de um prato de alface. É comida pra iniciados.

Modismos à parte, o evento, pelo menos, acabou servindo pra me dar assunto pro blog.

3 comentários:

Anônimo disse...

Arnaldo, estava procurando algum comentário sobre o bar da coxinha, pois ouvimos falar muito bem e minha filha adora esse petisco. Porém fiquei triste em saber sua opinião, pois estavamos animados em conhecer o lugar e experimentar a famosa coxinha. Nos falaram também que em B.Geraldo também existe outro lugar que tem uma coxinha fora do comum. Você conhece?
Parabéns pelo post.

Um abraço
Manuela
Campinas-SP

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Manuela,

O outro lugar famoso pelas coxinhas, em Barão Geraldo, é o Bar do Jair. Se você acessar a veja Campinas, vai achar o endereço. São mais de 20 recheios diferentes, embora o melhor seja justamente o de frango. Nada como a tradição!

Unknown disse...

Arnaldo, por acaso conheci pessoalmente o Eduardo, criador do evento que ficará em Campinas enquanto durar o troço. Perguntei sobre a ausência do City Bar e de outros "clássicos", como Bar Central (Sousas), Bar Voga etc. Acontece que esses bares foram convidados, mas não quiseram participar do concurso. São clássicos mesmo, não é? ;-)

PS: disseram que o encerramento será com um show do Paulinho da Viola, no dia 27.