Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 27 de maio de 2007

Beatles ainda

Há idéias que têm tudo pra dar certo e outras que têm tudo pra dar errado. Executar um tipo de música como se fosse outro estilo é uma das coisas de que eu não costumo gostar. Coisas como “A música de Nei Lopes e Wilson Moreira na voz dos meninos cegos de Viena”, por exemplo. Ou então, “Os maiores sucessos dos Roling Stones interpretados pela banda do corpo de bombeiros de Nova Iguaçu”.

Foi pensando nisso que eu comprei, na loja Iluminações, dois, dos quatro CDs da coleção Beatles ‘n‘ choro, em que as músicas dos Beatles são interpretadas no ritmo de chorinho. Comprei com o pé atrás e, de fato, a coisa não funcionou. O pior é que as músicas são tocadas por gente da mais alta qualidade, como Hamilton de Holanda, Paulo Sérgio Santos, Quarteto Maogani, Henrique Cazes ou Rildo Hora. Mas não deu certo. Definitivamente. Tanto que não me animei a comprar os volumes 3 e 4. Uma das poucas exceções é a gravação de The fool on the hill, tocada por Paulo Sérgio Santos.



Teimoso que sou, na mesma loja, eu vi uma outra coleção chamada BeatleJazz. Tinha tudo para evitar de cair na mesma armadilha, ainda mais que eu nunca ouvira falar nos 3 integrantes do grupo que toca as músicas. Dave Kikoski, no piano, Charles Fambrough, no baixo e Braian Melvin, na bateria. Em um dos discos ainda há participações de músicos mais conhecidos, como Toots Thielemans, tocando gaita. E apesar de estar com os dois pés atrás, acabei levando os discos pra casa. E não é que me surpreendi. E me surpreendi muito positivamente. A maioria das músicas são tratadas de maneira muito apropriada. Muito interessante.

Enfim, certas idéias têm tudo pra dar errado e no fim nos surpreendem. Por isso, às vezes, vale a pena acreditar.

12 comentários:

Graziana Fraga dos Santos disse...

adoro dar uma passadinha aqui, sempre encontro musica e ótimas dicas ;)

Unknown disse...

Você foi a primeira pessoa que disse não ter gostado do Beatles in Choro. Morro de vontade de comprar essa caixa, mas ao mesmo tempo morro de medo.

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Bruno,

Vou te gravar os dois CDs pra ver se você gosta.

Senhora disse...

Por isso temos que arriscar!! Gostei de conhecer as músicas em outro estilo.

Unknown disse...

Obrigado, Arnaldo!

Alias, "Wilson Moreira e Nei Lopes interpretados pelos meninos cegos de Viana" foi foda. Toda vez que lembro disso desato a chorar de rir.

PS - Em junho entro em férias. Será que finalmente vai sair a tal paella?

Vivien Morgato : disse...

não sou purista não, mas me pareceu beeeem estranho...rs

Anônimo disse...

Bão... parece que Beatles tem mais a ver com jazz do que com chorinho... mas...

Adriana disse...

Arnaldo as vezes penso que nao sou muito normal, pois vou te confessar nunca gostei dos beatles...e penso todo mundo da minha geraçao e anteriores a minha adoravam beatels e eu nao conseguia gostar, juro que tentei...mas nao deu...como sempre otimo texto.
um abraço carinhoso para ti e um beijao para Clélia cheinho de energia positiva do outro lado do oceano

Isadora disse...

beatles beatles !
é sempre bom ler. digo o mesmo pro seu blog !

e mande um beijo pra Cecília !

:)

Eli Carlos Vieira disse...

Nossa, já ouvi boas referências sobre "Beatles 'n Choro", mas nunca pude ouvir fielmente!
Na verdade, na maioria das vezes o que acontece, em matéria de sucessos em outras visões, é a falta de criatividade, tendo em vista que adaptar certas canções é tarefa difícil, cabido a um bom arranjador.
Não sei se o melhor a fazer é uma versão, ou tentar reproduzir fielmente a música, mesmo tratando-se de concepções e ritimos diferentes.
Gostei de ouvir!
Abração
:-]

Diego Moreira disse...

Não gosto muito dessas misturas...
Tem cheiro de globalização cultural...
Belo texto! Abraço!

l disse...

saudades de vocês....