Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 6 de maio de 2007

Feliz parceria

Não sou adepto a ficar fazendo lista de melhores ou maiores. Mas se fosse obrigado a escolher o compositor preferido da atualidade, votaria em Chico Buarque. Até aí, não tenho nenhuma exclusividade. Sei que divido essa preferência com metade da população brasileira, principalmente com as mulheres de meia idade. Não sei, entretanto, se teria concordância em relação à minha escolha da maior cantora brasileira dos dias de hoje. Provavelmente não. Pois eu não tenho dúvida em afirmar que minha preferida é Mônica Salmaso. Desde a primeira vez que ouvi sua voz, no disco Eduardo Gudin e notícias dum Brasil, de 1995, fiquei encantado com sua voz e sua maneira de cantar.

Pois acaba de sair um disco dela, cantando só músicas de Chico Buarque. Noites de gala, samba de rua. As qualidades do disco começam na escolha do repertório, em que ela foge da obviedade sem ter medo de enfrentar os standards do compositor.

Outro ponto alto são os músicos que a acompanham. Trata-se do grupo Pau-Brasil. Este quinteto que tem os extraordinários Nelson Ayres no piano e Teco Cardoso no sax e flauta, cai como uma luva na proposta do disco. E, acima de tudo, há o reencontro com Paulo Bellinat, com quem ela gravou seu primeiro CD, só com os afro-sambas de Baden e Vinícius.

Enfim, um disco pra ouvir e desfrutar. Como todo grande prazer deve ser.

12 comentários:

Unknown disse...

Arnaldo: escrevi sobre o disco no jornal. Está realmente muito bom e Mônica é minha cantora preferida no momento. Mas faço uma crítica à decisão de gravar um disco inteiro à obra de Chico Buarque - de quem também sou fã confesso. Acho que as intérpretes deveriam se voltar para compositores inéditos que não conseguem divulgar seu trabalho por falta de quem os grave. Quantos letristas talentosos como Chico Buarque, Aldir Blanc ou Paulo César Pinheiro podem estar escondidos por aí, pelo fato de não chegarem aos ouvidos do público? Chico já fez sua história e já foi regravado até demais. Não há mais o que ser feito em termos de divulgação, ele já é o maior dentre os maiores e não precisa de mais tributos ou regravações. O mesmo serve para Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Putabraço!

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Bruno,

Concordo com você, dessa necessidade de que alguém divulgue os compositores que não têm espaço garantido na mídia. Mas acho que devemos cobrar isso, mais fortemente, das cantoras consagradas. A Elis Regina costumava fazer isso e a Beth carvalho sempre lança gente nova. É um trabalho importante.

No caso da Mônica Salmaso, acho que ela busca um caminho inverso. Talvez esteja, com esse disco, tentando ser mais conhecida, ter mais espaço, ganhar mais dinheiro, o que não é ilícito.

Beatriz Fontes disse...

Taí, confesso minha ignorância quanto à Mônica Salmaso... Lembro de ter ouvido, de passagem, o primeiro CD e achei meio sem graça. Mas, como disse, foi de passagem. Teria que prestar um pouco mais de atenção, para poder chegar a uma opinião. Mas, enfim, cantando Chico - não sou de meia idade, mas integro o fã-clube feminino - quem sabe não desfaço a primeira impressão, né!? ;-)

Graziana Fraga dos Santos disse...

a voz da Mônica é linda mesmo!
procurei pelo cd e vi as musicas que ela gravou, adoro todas, adoro chico, acho que ele é o melhor compositor do brasil, quem sabe do mundo (demais?)

Anônimo disse...

Amo quando mulheres cantam Chico Buarque. Fica perfeito!

Vontade de chegar em casa correndo pra ouvir a música que você postou... ai, ai... aqui não trabalho não toca... :-/

Jô Beckman disse...

Sim, Chico Buarque sempre!!!
beijos

Vivien Morgato : disse...

Arnaldo, Chico é incomparável.
O ponto levantado pelo Bruno é interessante, legítimo.Acho que - apesar de eu ser uma chicólatra - que ele tem sua porcentagem de razão.

Vivien Morgato : disse...

Ah! Na próxima vez que eu te encontrar, vai levar um peteleco por causa dessa história de "mulher de meia idade"...meia idade...humpf!

risos

Anônimo disse...

Até que enfim, pude ouvir uma música que vc coloca aqui! Nunca escutei o Goear, nem com súplicas....

E que gravação LINDA.

Jô Beckman disse...

Tá sumido, não atualizou mais?
abração,

Vivien Morgato : disse...

pão nooooooooovoooooo.......

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Gosto do primeiro disco, Bia, mas os meus preferidos são os discos Voadeira e Iaiá. Se tiver oportunidade, procure ouvir. E quando o fizer, preste bastante atenção. Vale a pena.

Não exagera, Graziana! Maior do mundo? Ele é ótimo mas acho que ninguém é o melhor do mundo.

E aí, Cláudia. Ouviu?

Vivien, to com medo do peteleco.

Que bom que conseguiu ouvir, Eva. O que acontece com o Goear? Será que precisa se cadastrar pra ouvir? Se for isso, cadastre-se. É fácil e vale a pena.

Tava enrolado, . Viagem pro Rio, feira no Anhembi, uma correria só. Agora estou de volta.