Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 27 de maio de 2007

Programa requintado

Ficamos sabendo apenas na semana passada que estava havendo, na CPFL, neste mês de Maio, um evento chamado O legado dos Beatles – 40 anos de influência do álbum Sgt. Pepper’s. Apesar deste nome pomposo, tratou-se de uma boa idéia. A cada sábado do mês, um artista foi convidado para apresentar-se tocando músicas dos Beatles ou mostrar o quanto sua música foi influenciada pelo grupo e pelo álbum que completa 40 anos. PianOrquestra, Alberto Marsicano e Paulo Porto Alegre preencheram os 3 primeiros sábados de maio. O último, foi com André Mehmari.

Nascido em Niterói, este pianista, arranjador e compositor, de 30 anos, recém completados, cresceu e educou-se em Ribeirão Preto. E de lá surgiu pra uma promissora carreira. Acabou de lançar um CD e DVD com Ná Ozzetti que é um verdadeiro primor. Dono de um estilo muito especial e próprio, seus arranjos sempre reservam surpresas aos ouvintes, já que o improviso é uma de suas mais fortes características. Já lançou vários discos, um deles, exatamente tocando Beatles, da coleção MPBaby.

Sua apresentação de ontem foi sublime. Mostrou que o pessoal do Clube da Esquina bebeu, e muito, da água do quarteto de Liverpool. Sua interpretação de San Vicente, de Milton Nascimento e Fernando Brant, mostrou que a canção poderia ter sido escrita por Lennon & McCartney. Tocou Norwegian Wood como ela realmente é, ou seja, uma música caipira. E, ao fazer um link com Tristeza do Jeca, provou que são, de fato, a mesma música. Sem utilizar-se de uma cítara, conseguiu extrair um clima extremamente indiano ao interpretar Within you without you em seu piano. Tocou a chatinha Ob-la-di Ob-la-da como uma ciranda de roda, o que tornou-a muito mais digerível, uma brincadeira inocente. Executou Eleanor Rigby do jeito que ela merece, como uma peça de concerto. Juntou Here comes the sun com O sol nascerá, de Cartola e Elton Medeiros, criando um resultado emocionante.

Mas foi, sobretudo, em Because, que mostrou o que John Lennon já havia declarado a respeito dessa sua composição. Ela é puro Beethoven.

A apresentação foi bem curta. Menos de 45 minutos. E, no bis, mostrou toda sua versatilidade tocando O futebol de Chico Buarque. Nada a ver com Beatles. Mas foi uma execução tão primorosa que caberia em qualquer programa.

4 comentários:

Maria Helena disse...

Arnaldo, essa programação foi na CPFL???, que pena perdí.
Adoro piano, adoro os Beatlhes, em especial John Lennon.
bjs, adorei seu blog.

Clélia Riquino disse...

Na CPFL, em Campinas, Mª Helena. No auditório, não no "Café Filosófico". Foi, realmente, um programão! E, ainda por cima, free. Lotou!

PoDrE disse...

Esse dias teve um progama flando desse cd lá na MTV.Apesar de não ser um fã de Beatlhes
Realmente "sgt pepers" é um cd bem maluco,a ideia da capa foi muito legal,tem até um boneco no canto direito de baixo da capa,que tem na barriga escrito:"bem vindo Rolling Stones."

XaU

Anônimo disse...

Gostei do seu blog, só passei pra dar uma olhada.
beijos