Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Cinema e Literatura

Gosto dos filmes de Fernando Meirelles. Gostei de Domésticas, tanto que até escrevi um texto sobre ele num outro site quando o vi no cinema. O texto sumiu da Net. Gostei de Cidade de Deus, apesar de sua dinâmica padrão global. E gostei de O Jardineiro Fiel, apesar de não gostar do ator Ralph Fiennes. Nos filmes de Meirelles me agrada, justamente, não conseguir reconhecer um estilo de dirigir, uma assinatura. Por isso, acredito que ele seja um dos diretores mais versáteis e criativos da atualidade.

Gosto muito de José Saramago. Gosto de seu estilo e de sua verve. Não li todos os seus livros, mas aqueles que li me agradaram muito. O primeiro foi O Evangelho segundo Jesus Cristo. Ateu como eu, Saramago se arvorou no direito de escrever um evangelho e o fez com uma visão mais humana de Cristo. Por ser o primeiro livro dele que eu lia, custou-me um pouco (bem pouco) acostumar-me com seu estilo desprovido de pontuação. Quando se pega o jeito, qualquer livro seu vira um vício. O que eu mais gosto, de longe, é Ensaio sobre a Cegueira.

E foi por isso mesmo que eu exultei quando soube que Fernando Meirelles iria filmar o Ensaio sobre a cegueira. Mais ainda quando soube que a atriz principal seria Julianne Moore, uma das que mais gosto. O filme será rodado em Toronto, Montevidéu e São Paulo. Aliás, o filme já começou a ser feito e descobri esta semana que é possível acompanhar os detalhes da filmagem. É que Meirelles resolveu fazer um blog relatando o que ocorre no set de filmagem. Para aqueles que gostam de assistir aos extras quando aluga um DVD, poderá ser uma experiência interessante, acompanhar as peripécias dos atores, técnicos e diretor, antes de ver o filme. Tenho certeza que, pelo menos no meu caso, isso só vai aguçar a vontade de vê-lo logo na tela.

11 comentários:

Andrea Drewanz disse...

Vim agradecer sua visita em meu blog e gostei muito do que escreveu. Tive a mesma impressão que vc teve com a leitura de Saramago. A falta de pontuação causa uma certa estranheza e gera cansaço. Mas depois que se pega o ritmo a coisa anda.
Voltarei aqui mais vezes.
Abraços. :D

Clélia Riquino disse...

Ótimo o blog do Meirelles! Adorei ler seus relatos & reflexões sobre a filmagem.

Não consegui ler Ensaio sobre a cegueira até o fim. Senti-me asfixiada, angustiada demais.

Ah, 'cê sabe qu’eu adoro extras de DVDs locados (entrevistas, making off, cenas excluídas)!

bjo

Graziana Fraga dos Santos disse...

ja li bastante sobre o filme.... que legal a idéia do blog, muito bom!

JM disse...

Olá, Arnaldo. Obrigado pela visita ao Finalidade. Vejo que você está tão ansioso pelo filme quanto eu. Acho que nunca esperei tanto por um filme.
O primeiro livro que li de Saramago foi Memorial do Convento. Dá pra contar nos dedos de uma mão os livros que me fizeram chorar, e este foi um deles.
Quanto ao seu comentário sobre Harry Potter, eu tive reação parecida com a dos seus filhos: fiquei decepcionado, mas porque não coube em um filme tudo o que há pra se imaginar naquele livro. No entanto, do que coube, o filme cumpriu rigorosamente o que foi escrito pela autora. Impressionante. Uma pena os filmes terem começado a ser rodados antes de ela terminar de escrever tudo. Imagino que ela tenha passado a escrever já pensando em como ia ficar a história nas telas do cinema, o que deve ter prejudicado um pouco o resultado final do seu estilo.
Abraço.

Anônimo disse...

Eu li Ensaio sobre a Cegueira pra fazer uma prova na faculdade. Pra matéria de Telejornalismo.
Gostei muito do livro e estou ansiosa pra ver o filme. Apesar de eu não gostar muito da atriz escolhida...
É engraçado ler um livro todo sem pontuação. A gente nem pensa muito nisso quando lê qualquer coisa no dia-a-dia, mas a interpretação pode ser diferente, de uma pessoa pra outra, quando a pontuação não está lá.

A idéia do Blog eu achei fantástica. Eu sou, assim como a tia Clé, uma super fã dos extras nos DVDs. Cidade de Deus não é nem de longe um dos meus filmes preferidos, mas os extras desse DVD são fantásticos.

Eu adoro o mundo do cinema, gosto de saber como as coisas são feitas, adoro dar palpites nas trilhas sonoras... Acho que até por isso optei por fazer um vídeo-documentário como meu TCC na faculdade, pra poder misturar um pouco de jornalismo e cinema.

Telejornalismo Fabico disse...

*



achei o jardineiro fiel um grande equivôco, do início ao fim.


espero que ele se redima neste.
ainda mais trazendo a juliane moore como atriz principal.



*

Anônimo disse...

Ensaio sobre a cegueira é o livro que precisa ser lido. É o meu livro predileto. Não abro mão de que os meus alunos o leiam.

Quanto ao filme, tenho medo do reducionismo da tela de cinema, embora haja muita arte e muito filme realmente bom. De repente um monte de gente que poderia ler nem mais vai querer porque existe o filme. Alunos são assim.

É que Saramago e , em especial, Ensaio sobre a cegueira, é para ser lido para dentro, projetado em nós mesmos.

Arnaldo Heredia Gomes disse...

D,

Será sempre bem vinda

Clé,

O Ensaio é, realmente, sufocante. Sua leitura, entretanto, é muito prazerosa.


Grazianaa,

Eu não tinha lido nada, ainda. Está sendo bom acompanhar as notícias pelo blog dele.


Zé Marcos,

Não li ainda o Memorial do convento, mas acho que o tenho aqui em casa. Vou aproveitar a sua dica e colocá-lo na frente da fila.


,

Eu gosto muito da Juliane Moore. Gostei dela, sobretudo no filme Fim de caso do Neil Jordan. O filme é muito bom. Procure assistir. A tia Clé gosta muito de As Horas que é com ela também.


Sean,

Eu não achei o Jardineiro Infiel assim tão ruim. O ator principal, este sim, acho um porre.


Alena,

Também sempre fico apreensivo com a questão da adaptação dos livros pro cinema. Vou torcer pra não ficar decepcionado.

Anônimo disse...

Estou tentando finalizar a leitura de Ensaio sobre a lucidez, do Saramago.
Apesar da temática do livro e o desenrolar da história serem bastante interessantes, toda vez que inicio a leitura, canso rapidamente e paro. Mas fico sempre achando que devo terminá-lo.

Deve ser a forma, conforme comentou.

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Robinho,

A forma com que o Saramago escreve é meio estranha no começo, mas depois que a gente pega o jeito, é fácil acompanhá-la.

Agora, sobre esse seu cansaço, acho que é por causa do tempo que você está morando em Salvador. Já virou baiano!

Anônimo disse...

Oxente!
E é é?