Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Porto Alegre

Porto Alegre é um grande mistério pra mim. É que, apesar de viajar com alguma freqüência pra lá, raramente os meus compromissos são na capital gaúcha. A grande maioria dos clientes que visito ficam nas cidades próximas, como Canoas, Gravataí, Sapucaia ou Novo Hamburgo. Ou então, acabo indo pra Caxias do Sul, na Serra. E como a filial da empresa fica em São Leopoldo, é sempre naquela cidade (bem simpática, aliás) que me hospedo.

E desta vez não foi diferente. Cheguei ontem à noite e depois de uma rápida reunião, rumamos para São Leopoldo. Jantar e dormir. Hoje, logo cedo, fui pra cidade de Charqueadas, onde fiquei o dia todo, indo direto, de lá, para o aeroporto.

Programa meio besta, este, não é? Até seria, se não fosse o jantar de ontem.

Avesso que sempre sou a comer pizza fora de São Paulo, acabei capitulando e, surpreso, tenho que admitir que, nesta questão, há vida fora das divisas paulistas. E a agradável surpresa foi a pizzaria Bucadisantantonio, em São Leopoldo. A pizza de lá é, de fato, bastante razoável. Boa até, eu diria. Só não consigo entender essa detestável mania, dos gaúchos, de colocar catchup na pizza. Em São Paulo isso dá mandado de pisão preventiva. Tá no código penal.

Mais interessante que a pizza, entretanto, foi ficar conversando com seu proprietário, Sandro Cassel, até quase uma da manhã. Sandro é daqueles gaúchos super extrovertidos, espaçosos, engraçados, sempre cheio de histórias. Gremista, sobretudo. Anti-colorado, acima de tudo.

Eu, que já lera e já ouvira falar, muitas vezes, da tradicional rivalidade entre gremistas e colorados, tive a medida exata desta peleja conversando com ele. É uma coisa que foge do convencional. É algo surrealista esta rixa. Mas, apesar de todo discurso, não senti em suas palavras, nada que remetesse ao clima amargo de violência que temos aqui em São Paulo. Estou seguro que este clima há, também nos pampas, mas não é o caso de Sandro. A rivalidade é ferrenha, é séria mesmo, mas é absolutamente divertida. É ótimo ouvi-lo contando, apaixonado, as histórias de cada partida, de cada campanha do Grêmio. É delicioso ouvi-lo descrever suas artimanhas para garantir que todas os jovens da família não trilhem o “mau caminho”, optando pelo lado errado. É emblemático ouvi-lo revelar que na sua família, “ainda não perdeu nenhuma criança”.

Enfim, uma viagem que se prometia burocraticamente enfadonha, revelou-se encantadora.

Mas continuo não conhecendo Porto Alegre.

9 comentários:

Graziana Fraga dos Santos disse...

sabes que tem gente que come maionese, catchup e mostarda com pizza???
um dia ainda quero provar das pizzas paulistas, sempre ouvi falar muito bem!

que pena que não conhece Porto Alegre, eu adoro! A capital tem seu charme, acho que vais gostar ;)

e sobre a rivalidade, tudo aqui é mais ou menos assim, oito ou oitenta, como costumamos dizer, colorado ou gremista, petista ou anti-petista, assim por diante!
bom, sou colorada, mas não me coloco como anti-gremista já que meu pai e meu irmão são gremistas, mas eles sim são anti-colorados, fazer o que né!

tens que trazer a Clelia pra vocês conhecerem juntos nossos museus, o Teatro São Pedro e tantos outros lugares bacanas!

Clélia Riquino disse...

Adoraria conhecer Porto Alegre, Grazi. Farei campanha pro Arnaldo me levar!

A-d-o-r-o pizza! Qdo vier a São Paulo, vá à pizzaria Bráz; Castelões ou Sala Vip... Têm ótimas pizzas por lá!

bjo,
Clé

Eli Carlos Vieira disse...

"[...]Nada de novo existe neste planeta que não se fale aqui na mesa de bar
E aquela briga e aquela fome de bola[...]" (Conversando no bar - Milton Nascimento / Fernando Brant)



É sempre bom se deparar com personagens e conhecer suas vidas - o que não é difícil quando se encontra pessoas abertas, como essa que você papeou por horas, Arnaldo.

:-]

Claudia Lyra disse...

Que nome essa pizzaria tem, né não?!? Poxa...
Olha, também acho detetável colocar qualquer coisa em cima de uma pizza. Bom, vá lá, eu coloco azeite. Mas catchup, mostarda... e olha que sou carioca, hein!
Ps - Essa foto tá ótima!

Telejornalismo Fabico disse...

*




sabe que em porto alegre os ETs são mais esverdeados?

mas há espécies levemente arroxeadas que costumam assar paulistas na brasa e servir em finas tiras sobre uma camada de massa fininha e crocante.
- o catachup é opcional, depende da quantidade de sangue que o paulista tem no corpo -

eu diria para os terráqueos tomar muito cuidado ao entrar nessa terra estranha e bárbara.





*

Diego Moreira disse...

Só como pizza com catchup e mostarda.

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Graziana,

Quem nunca comeu uma pizza em São Paulo, nunca comeu uma boa pizza. E isso inclui milhares de italianos e americanos.

Imagino que Porto Alegre seja, sim, muito interessante. É uma pena que eu nunca tenha tido tempo de desvendá-la do jeito que a cidade (e eu) merece.


Clé,

E pensar que demoramos tanto tempo pra descobrir que éramos, ambos, fanáticos por pizza!


Eli,
É isso o que se tira de mais proveitoso nas viagens. Mais do que os lugares, as pessoas. Os personagens.


Cláudia,

Azeite é de lei. É obrigatório.


Sean,

Eu sabia que iria ferir teus brios gaúchos. Mas catchup na pizza é indefensável!


Então, Diego. Você é um carioca agauchado! Será que isso se define?

ninguém disse...

meu filho, morando em são paulo, me falou da reação de escândalo absoluto dos "de casa" quando ele faz isso. por ser um grande debochado, continua fazendo e exagerando na dose. eu, pessoalmente, não gosto - prefiro mostard (rs) mas defendo que "o que é do gosto é regalo da vida". aliás, não é em são paulo que inventaram vinho com coca-cola? abraços

Unknown disse...

Arnaldo, muito obrigado pelas palavras escristas no seu blog.Trabalhamos todos os dias para que nossos clientes e amigos sinta-se a vontade e saiam com a sensação de ter uma casa amiga aqui em São Leopoldo.Tuas palavras serviram para mostrar aos colaboradores da BUCA que nossa dedicação está dando serto muito obrigado.Em questão do catchup esqueceu de dicer que eu não usso e não aprovo mas "amarra-ce o cavalo com forme o dono". Ia esquecendo o RIO GRANDE é azul deu GRÊMIO de novo. Os vermelhos estão ladeira a baixo.

Abraço Sandro Emilio Cassel

BUCADISANTANTONIO pizzas