Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sábado, 30 de janeiro de 2010

A melhor opção nas terras do Barão

O bairro de Barão Geraldo tem muitas atrações gastronômicas, como eu já escrevi num texto, aqui do blog. Faltava, entretanto, um lugar especial, daqueles que a gente tem vontade de voltar e voltar sempre, daqueles que dá ânsia de ser freqüentador assíduo. Agora não falta mais. Abriu, há uma semana, o Almanaque Café, na Avenida Albino José de Oliveira, a principal do bairro.

Com uma decoração apurada e um chope de primeiríssima qualidade, o local passa a ser, de longe, a melhor opção para tomar uns gorós e comer uns acepipes. Chamado de café, eu chamaria de boteco, com todo orgulho que causa ostentar esta palavra. É um boteco dos bons, com os donos atentos, preocupados com o bom andamento da casa. Três dos proprietários fazem parte do ótimo grupo musical Bons Tempos. Eles são do ramo, pois já comandaram, no passado, outro bar homônimo, de grande sucesso na cidade. O bom atendimento dos garçons denota um treinamento esmerado onde se consegue perceber a mesma mão com que o Elder comandou a equipe do Deck Sousas.


A casa tem lotado todos os dias, desde que abriu. Sei disso, pois passo todo dia em frente, voltando do trabalho. Dá uma vontade insuportável de parar. Nunca parei. Afinal, que graça teria ir ao bar sem minha trupe. Pois ontem, depois do trabalho, fomos lá, Clélia, Cecília e eu. Estava lotado, mas foi suportável a espera.

Apesar de ter um palco, a casa ainda não conta com música ao vivo, coisa que será alterada daqui a algum tempo, como me disse o Niltinho. Isso, certamente, irá melhorar, mais ainda, o clima da casa, já que essa turma entende deste riscado.

O ponto alto da casa, entretanto, é o cardápio. Tudo muito criativo e delicioso. Não é pra menos, já que de uma cozinha capitaneada pelo Caco Piccoli, o chefe mais inspirado da cidade, não costuma sair nada que não seja, pelo menos, sublime. Um dos caldos, o Iemanjá, feito de peixes e frutos do mar, é muito mais que sublime. É perfeito.

Em tempo: A foto utilizada para ilustrar este post foi surrupiada do ótimo blog Na Rua, da jornalista Marina Avancini, cuja descoberta foi recente.

4 comentários:

Unknown disse...

Estou me programando de ir lá, na semana que vem. Mas vu esperar alguma apresentação musical para eu juntar o útil ao agradável. Hoje tem música instrumental, coisa que particularmente eu passo!
Mas quero conferir!

Unknown disse...

Arnaldo:

Gosto dos donos; adorei o que provei do cardápio - o Ceviche peruano é ótimo; torço para que a casa vá para frente...

Mas...

Esse teu comentário:

"Estava lotado, mas foi suportável a espera"

Já me desestimulou totalmente. Pode ser mania de velho -- meu Deus, será que fiquei velho aos 33 anos?!?! -- mas ando FUGINDO de bares com fila na porta e lista de espera.

Abraço!

Romanzeira disse...

Ah, pena que não é aqui no Rio...rs

Mari disse...

Arnaldo, uma pena não termos sentado juntos na pré inauguração, vocês chegaram mais tarde!
Mas eu também adorei, comi e bebi maravilhosamente bem!
Só que opto pelo happy hour, bem cedo mesmo, logo que abrir, já que, assim como meu namorado, eu fujo um pouco de espera.
Essa sua turma é fantástica, e você tem razão, não tem graça beber sem eles.
Beijo.