Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 19 de agosto de 2007

Os cansados do Piauí

O presidente, no Brasil, da empresa holandesa Philips, um dos líderes do movimento “Cansei”, fez uma declaração que mostra desprezo pelo estado do Piauí. Tem recebido muitas críticas, à direita e à esquerda. Até congressistas do partido Democtaras (não adianta, não me acostumo com isso) chiaram. Está havendo diversas manifestações de repúdio. Na verdade, ninguém entendeu nada. Ele não sente desprezo pelo Piauí. Ele e toda essa gente que ele representa, sentem desprezo pelo povo brasileiro. Isso sim. Não é um desprezo restrito a um estado ou uma região. É um desprezo por toda uma população à qual essa turma se acha superior.

Há de se notar, aliás, que este é um sentimento absolutamente sincero. Esta gente, a do movimento “Cansei”, acredita, realmente, que é superior à média do povo brasileiro. Não é uma questão de preconceito, desconhecimento, falta de cultura. É soberba mesmo. Esta turma se acha mais importante do que os faxineiros, as balconistas, os garçons, as empregadas domésticas, os garis, os funcionários públicos, enfim, acha que essa gentinha está no mundo pra servi-los e que eles, que se sentem cansados, estão aqui pra serem servidos.

É um sentimento sincero, mas não é legítimo. Mas isso não importa. O que importa é que estão se sentindo aviltados em seu direito, adquirido através dos séculos de domínio e de controle do poder, por uma turba que agora, sem mais e nem porque, se arvora a querer governar o país. E saem nas ruas, esbravejando contra o governo, convencendo até uns poucos gatos pingados da classe média deslumbrada.

Felizmente, este movimento, parece que não pegou. Esta gente vai ter que voltar pra casa, cansada mesmo. Não vão conseguir recriar uma marcha de deus com a família moderninha, fashion, bacana, como voltaram a dizer. Essa coisa toda mostra claramente a face de uma parcela da sociedade que não se conforma com qualquer sinal, mínimo, de mudança, que possa ocorrer. Sim, porque as mudanças são mínimas!

E é por isto mesmo que eu tenho criticado o governo. Porque eu esperava uma ação muito maior no sentido de avanços sociais. Esperava uma atuação muito mais firme na questão da reforma agrária. Esperava menos fisiologismo, menos corrupção, menos incompetência administrativa. Mas tenho que tomar o cuidado de deixar muito claros os motivos das minhas criticas. Se não, vão pensar que é por que o presidente é nordestino. Vão pensar que é porque ele era sindicalista. Vão pensar que eu cansei.

12 comentários:

Claudia Lyra disse...

A cara de pau de quem teve o despudor de aderir a esse movimento é tanta que dá até vontade de rir. Mais uma vez a gente está diante de uma piada pronta.

Ps - sobre o post anterior, já falei que te adoro? Então, lá vai: te adoro por me apresentar pra tantas coisas boas da MPB. Obrigada! :)

Marcia disse...

este cara conseguiu uma façanha.
nunca mais compro nada da Philips.

e assino embaixo do teu post.
minhas críticas ao Lula são todas por aí.

Maria Helena disse...

Arnaldo,
falou e disse.
Bjs

Unknown disse...

Bravo! Vou publicar esse texto no meu blog. Gosto da maneira clara, correta e direta como você defende seu ponto de vista. Saudades!

Diego Moreira disse...

Arnaldo, embora você se defina como alguém sem esperança quanto a melhora dessas coisas, você está longe... muito longe de parecer um "cansado".

Você sabe que eu defendo o governo de uma maneira geral, mas eu estaria mentindo se dissesse que nunca esperei mais do que estamos vendo hoje. Também tenho minhas decepções...

Você está cada vez mais claro na escrita. Dá até gosto ler!
Um abraço!

Eli Carlos Vieira disse...

Também acredito que vc não seja um desses "cansados"...

em tempo...

Quero deixar meus parabéns pelo seu aniversário. Vi no blog da Bah.
Parabéns por essa pessoa que és, adimirada por todos, sempre passando algo de legal em suas palavras "blogueiras".
Um período de boas surpresas a vc!

Abração

ninguém disse...

arnaldo. seu comentário sobre as jo's girls complementa o que digo e, talvez pela chatice q eh escrever c uma só mão, eu não quis perceber ou fui tancinha mesmo.
enfim, obrigada.
o caNSEI é capenga, eu sei. tá malhado de nascença, tem muita bolsinha louis vuitton no meio e tal. mas não dá pra ignorar que esta jeunesse doré misturada com a velhicve desbotada mas também dourada é parte desta terrinha. quem sabe, indo pra rua, a turma dos primes e dividendos aprende alguma coisa?
abs cansados (mas só de digitar torta)P
maris

Telejornalismo Fabico disse...

*




pior é que é isso mesmo: a sinceridade brutal do desprezo é que faz essas coisas, que permite essas declarações.

o maldito do lula, ainda o candidato que votei duas vezes, talvez estivesse desejando estar lá na Sé ao lado da Hebe. ele também cansou do antigo PT. e tenta apagar todo dia de onde veio e quem foi.
cansados estamos todos nós, sem saber o que a próxima eleição nos reserva, sem alternativa pro ramerrão que tudo se transformou.




*

Telejornalismo Fabico disse...

*



acabei de ver na clélia que vc tá de aniversário hoje.
parabéns, e continue um grande comentarista.
abraço.




*

Marcia disse...

ainda dá tempo de te deixar um beijo de aniversário?

muitos abraços e meus desejos sinceros de que os seus desejos se realizem. :)

Vivien Morgato : disse...

Arnaldoqueficoumaisveinho: parabéns.
Quanto ao "movimento", sem palavras...certo?
E voto Lula.
beijos.

Graziana Fraga dos Santos disse...

assino em baixo, se e quando critico Lula são pelos motivos que você citou...

deixo meus parabéns, mesmo atrasado!
muitas felicidades sempre!!!