Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Aniversário

Recebi, por ocasião do meu aniversário, muitos votos de parabéns. Pessoalmente, por telefone e, também, através deste blog e do da Clélia, os quais, só agora tenho a oportunidade de agradecer. Agradeço, apesar de não enxergar merecimento. Explico: Encaro a expressão parabéns como o reconhecimento de algum feito, alguma meta atingida, digna de orgulho, resultado de esforço excepcional. E nesta data, em que recebo, pela quadragésima sétima vez este cumprimento, me assalta a mesma estranheza que das outras 46.

Que meta atingi? Chegar vivo até aqui? Sobreviver? Será isso mérito meu ou de quem me alimentou, me deu remédios, me estimulou a gostar da vida? Talvez os parabéns devessem ser dados às tantas pessoas que contribuíram pra que eu estivesse aqui e fosse quem sou. Aos meus pais, meus familiares, meus amigos e até desafetos, todos que forjaram, ao longo desses anos, a pessoa que eu vim a ser. De quem eu recebi cada pena das minhas asas. Centenas de homens e mulheres que passaram por minha vida e algumas tantas que ainda fazem parte dela.

Quanto a mim, o que o passar de tantos anos revela são algumas transformações, umas boas e outras nem tanto. As transformações físicas e comportamentais, mais óbvias e evidentes e aquelas que me surpreendem, excitam e amedrontam todos os dias. As transformações mais íntimas, as menos perceptíveis pra quem vê de fora, as que, fosse eu um otimista, chamaria de evolução. Como não sou, trato-as por transformações, nada mais.

Mas há algumas transformações que me causa felicidade percebê-las. Me alegra ver que estou, cada vez mais, se não conseguindo, ao menos buscando ser mais flexível. Ser menos condescendente comigo mesmo e, ao mesmo tempo, mais tolerante. E se isso parece ambíguo, não é só aparência não. É a realidade. E me alivia reconhecer minhas ambigüidades e dúvidas. Ter coragem de reconhecer meus medos e erros. Ter me livrado do peso tirano das certezas, quase todas absolutas, que eu tinha aos 30 anos.


E apesar da vista cansada, da dor nas costas, da pressão alta e do colesterol, sou mais feliz agora. E fico contente por receber tantos cumprimentos, que embora eu não perceba o significado, percebo sinceros, como demonstração de carinho e amor. E é isso é o que importa.

9 comentários:

Anônimo disse...

Você merece parabéns pela filha linda, a qual você cuidou muitíssimo bem e ajudou a tornar uma pessoa muito especial. Parabéns por ter encontrado uma mulher especial e que gosta muito de você. Parabéns pelas transformações, como você falou, porque tem gente que nunca aprende e nunca muda. Parabéns por ter conquistado tantas pessoas que te admiram, como eu!

A gente tem tantos motivos pra te dar Parabéns...

Smaaaaaaaack!

Clélia Riquino disse...

"(...) Aos meus pais, meus familiares, meus amigos e até desafetos, todos que forjaram, ao longo desses anos, a pessoa que eu vim a ser. De quem eu recebi cada pena das minhas asas."

Bonita esta idéia... Ótima ilustração do post!

Você merece, sim, parabéns por ser a pessoa que é. Te adoro!

bjo,
Clé

Maria Helena disse...

Arnaldo,
por tudo isso que voce descreveu, pela sabedoria dessa análise, parabéns.
Bjs

ninguém disse...

arnaldo, 47 anos com lucidez como a sua já é motivo suficiente para ser felicitadíssimo.
abs

Marcia disse...

sejEEE bobo.

Telejornalismo Fabico disse...

*



blogueiro modesto é isso: questiona os parabéns e ganha uma enxurrada de novos.




*

Diego Moreira disse...

Ganhou mais um agora!
Abraço, meu camarada!

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Pessoal,

Ficou parecendo malandragem, né?

Juro que não foi.

l disse...

acho que os parabéns são simplesmente um jeito de dizer assim: gosto, me importo e que bom!!! :)
aceita os meus, atrasados, atrasadíssimos?