Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sábado, 27 de janeiro de 2007

O dono da nossa vida

O livro Traição e outros desejos, de Sônia Peçanha, é um livro de contos. Contos breves, cujo cenário de fundo é a cidade do Rio de Janeiro. E a personagem principal é a classe média. Em suas histórias, a autora desfila todo tipo de angústia do ser humano ordinário. Fala da morte, da velhice, da solidão, do desespero. Disseca, enfim, o homem comum, expondo seus desejos mais inconfessáveis, seus delírios, suas taras. Tudo aquilo que preferimos deixar escondido, mas que não conseguimos esconder de nós mesmos.

São personagens atormentados, tristonhos, sem esperança. São histórias tão reais e possíveis, que assusta a clara evidência de que qualquer um daqueles personagens poderia ser nós mesmos.

É um livro que teria tudo pra angustiar, pra deprimir, mas não é isso o que acontece. Por uma razão inexplicável, é com uma sensação de alívio que a gente vê as mais profundas angústias do ser humano sendo destiladas na nossa frente. Alívio por perceber que a nossa vida tem dono. Que o dono somos nós mesmos e que está em nossas mãos fazê-la seguir o caminho que mais nos interessa e nos satisfaz.

Nenhum comentário: