Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Samba e dignidade

Há infindáveis artistas de muita qualidade, no Brasil. Músicos e compositores, muitos deles com produção irregular, cheios de altos e baixos. Alguns poucos, entretanto, têm regularidade surpreendente, sempre inventivos, como se não secasse nunca a fonte de inspiração. É desta estirpe o compositor Eduardo Gudin. Nunca pestanejo ao me deparar com um disco seu. Compro-o, com a certeza de que vou gostar. Não preciso ver capa nem contracapa. Não preciso saber das músicas nem dos parceiros. Pois foi com esta certeza que encarei o disco Olha quem chega, da Dona Inah, no qual ela canta sambas de Eduardo Gudin.

Com 73 anos, Dona Inah está no samba há mais de 50, sempre se mantendo distante dos holofotes e perto do povo. Tocou a vida, trabalhando como babá, cozinheira e empregada doméstica. Como qualquer pessoa ordinária, qualquer pessoa normal. Como Monarco, que foi feirante, como Nelson Sargento, pintor de paredes, como Nelson Cavaquinho, policial. O samba é isso mesmo. É feito por gente assim. O samba, mas o samba de verdade, não admite essa coisa de celebridade.

Dona Inah gravou seu primeiro CD em 2004 e, em 2005, ganhou o prêmio Tim de revelação, vejam só que ironia. E, agora, com este novo CD, com sambas do Gudin, atesta seu compromisso com a qualidade.

Concorreu como melhor cantora de samba, mas quem levou foi Leci Brandão. Não faz mal. Essa coisa de prêmio tem pouca importância. O que importa mesmo é o samba ter sempre a sua voz e alguém que carregue seu estandarte. E Dona Inah o carrega sempre com muita dignidade.


3 comentários:

Andrea Nestrea disse...

dona inah é realeza pura.
inúmeras noites eu ia no nar do cidão em pinheiros vê-la cantar acompanhada do joão macacão ao violão... teve até um aniversário meu que um amigo a convidou pra cantar em minha homenagem! grande e inesquecível honra!!! sai de sampa antes desses acontecimentos mais que merecidos de sua carreira. acompanho de longe, com orgulho e alegria. e ela ainda é compositora!!! um dia vem à tona suas perólas!!!
grande beijo!
andréa

Vanessa Dantas disse...

Andréa: o João Macacão (eu o conhecia apenas como Seu João) foi meu vizinho por muitos anos quando eu morava na Vila Madalena, com a minha mãe. É uma pessoa adorável! A filha dele (Sofia) foi uma das crianças mais lindas que já vi. Ele e a família se mudaram do prédio há alguns bons anos e eu também. Fui reencontrá-lo, recentemente, no Ó do Borogodó, onde comprei um cd dele. Dona Inah também estava lá! Foi uma gostosa noite!

Andrea Nestrea disse...

maravilha, vanessa!!!
ah, são paulo!!!
a filha dele é linda mesmo, lembro de vê-la uma vez, cantando:
'pra todo mundo eu dô psiu, psiu, psiu, psiu..."
linda!!!
bj