Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Melhor atriz

Há filmes que têm um excelente roteiro, mas que, contando com um elenco medíocre, não conseguem um bom resultado na tela. Há filmes em que os atores conseguem salvar um roteiro sem brilho. E há ainda, aqueles que são sustentados pelo trabalho de um só ator. É o que acontece com o filme A Rainha. É um roteiro quase bobo e um elenco bastante mediano. Insoso até. Acontece que A Rainha tem Helen Mirren. É sua salvação. Sua atuação, como sempre, é mais que exuberante.

Aliás, sua caracterização com a Rainha Elizabeth, nos faz pensar que trata-se da própria, que resolveu descer do trono pra fazer uma ponta no filme de Stephen Frears. Só que Helen Mirren faz muito mais que isso. Ela, realmente, segura o filme. Ela é o filme.

Eu já tinha achado exemplar sua atuação em As garotas do calendário, mas foi no seriado de TV inglês Prime Suspect que eu a vi pela primeira vez e fiquei encantado com seu trabalho.

Não sou muito ligado na premiação do Oscar. Considero o festival de Berlim e mesmo o Globo de Ouro, prêmios mais significativos. O Oscar não tem muito crédito de minha parte. Mas mesmo assim, será um dos maiores absurdos, se Helen Mirren não levar a estatueta esse ano. Um absurdo que nem mesmo a academia de cinema de Hollywood, com todo seu corporativismo, deve ser capaz de cometer.

2 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Vou assistir, depois dessa crítica, to curiosa.

Beatriz Fontes disse...

Achei o máximo quando fotografaram ela, depois da entrega da estatueta, devorando um super hambúrguer... Definitivamente, plebéia. ;-)