Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Prazer no conhecimento

Meu cardiologista disse – sim, acredite se quiser, eu tenho um cardiologista. Cada vez que o visito, após os exames de praxe, que invariavelmente mostram que eu estou no bico do corvo, trocamos dicas etílicas e gastronômicas. Enquanto eu lhe dou uma dica de onde comer uma excelente costela em Indaiatuba, ele me ensina onde tem o melhor joelho de porco de Campinas.

Mas voltando ao assunto, ele me disse que, cada vez que o Dr. Drauzio Varella surge no Fantástico, seus clientes aparecem querendo alguma solução definitiva e milagrosa pros problemas de pressão alta ou colesterol. Percebo que ele torce o nariz pro médico mais midiático do país.

Nunca vi Drauzio Varella no Fantástico, pois não assisto o Fantástico. Acho que a última vez que assisti, o programa ainda era em preto e branco. Gostei bastante de seu livro Carandiru e conheço suas idéias pelos artigos que escreveu na Folha de São Paulo e na revista Carta Capital. Pois estes textos foram publicados num livro, chamado Borboletas da Alma.

Não conseguia parar de ler o livro. Levei-o pra Buenos Aires, nas férias, e em cada pausa para descanso que fazíamos, eu corria pra ele. São textos, todos, sobre ciência e medicina. Ele deixa bem clara a sua crença na teoria da evolução de Charles Darwin e consegue justificar, com ela, desde características do corpo até comportamentos psicológicos do ser humano.

Faz uma crítica mordaz à indústria do tabaco e à indústria farmacêutica, mostrando como ambas manipulam a informação, através da mídia, no sentido de maximizar seus lucros, em detrimento da saúde pública. Não poupa o governo (qualquer governo), os grandes órgãos de imprensa e nem a igreja católica, da qual desmascara o caráter pernicioso quando atrapalha o trabalho de prevenção da Aids, dada a sua intransigência em relação ao uso da camisinha.

Enfim, um livro muito esclarecedor e, por que não dizer, prazeroso. Afinal, é sempre um prazer aumentar o nosso conhecimento.

6 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Eu tenho um primo que é um grande amigo. Esse cara tb é médico e professor na ufrj, o que , obviamente, me deixa sempre orgulhosa.
Discordamos de tudo, é delicioso.
Dráuzio Varela é uma de nossas desavenças: ele tb "torce o nariz" e, creio, motivado única e exclusivamente pela exposição midiática do médico.
Ainda estamos em uma relação com o saber que se quer em guetos, certo...? se alguem se atreve a se colocar de forma mais acessivel,hum..., a Academia ainda torce o nariz.
Tolice, certo?

Anônimo disse...

Eu também não sou chegado no Fantástico. Quanto ao Drauzio Varella, bem, é só lembrarmos daquela frase de Paulo Freire...: "Ninguém é vazio".

Thelma disse...

Bonito blog!!! E de fundamento.
Um abraço.

Anônimo disse...

Prazer em te conhecer ou conhecer um pouquinho de você.
Quanto ao livro nao posso dizer nada, pois nao o li.
Para quem está no bico do corvo (rs), você anda comendo pesado demais.

Um grande abraco

Vivien Morgato : disse...

vc viaja e larga o brógui, saco!!!...hehe

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Pois é, Vivien. Ele fica abandonadão. Mas estou de volta. Logo, logo, sai pão do forno.