
Mas voltando ao assunto, ele me disse que, cada vez que o Dr. Drauzio Varella surge no Fantástico, seus clientes aparecem querendo alguma solução definitiva e milagrosa pros problemas de pressão alta ou colesterol. Percebo que ele torce o nariz pro médico mais midiático do país.
Nunca vi Drauzio Varella no Fantástico, pois não assisto o Fantástico. Acho que a última vez que assisti, o programa ainda era em preto e branco. Gostei bastante de seu livro Carandiru e conheço suas idéias pelos artigos que escreveu na Folha de São Paulo e na revista Carta Capital. Pois estes textos foram publicados num livro, chamado Borboletas da Alma.
Não conseguia parar de ler o livro. Levei-o pra Buenos Aires, nas férias, e em cada pausa para descanso que fazíamos, eu corria pra ele. São textos, todos, sobre ciência e medicina. Ele deixa bem clara a sua crença na teoria da evolução de Charles Darwin e consegue justificar, com ela, desde características do corpo até comportamentos psicológicos do ser humano.
Faz uma crítica mordaz à indústria do tabaco e à indústria farmacêutica, mostrando como ambas manipulam a informação, através da mídia, no sentido de maximizar seus lucros, em detrimento da saúde pública. Não poupa o governo (qualquer governo), os grandes órgãos de imprensa e nem a igreja católica, da qual desmascara o caráter pernicioso quando atrapalha o trabalho de prevenção da Aids, dada a sua intransigência em relação ao uso da camisinha.
Enfim, um livro muito esclarecedor e, por que não dizer, prazeroso. Afinal, é sempre um prazer aumentar o nosso conhecimento.