Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Mais a cerimônia do que o prêmio

O Oscar, em si, não tem muito crédito pra mim, já que é um prêmio excessivamente corporativo. Dou mais valor pro festival de Berlim ou o Globo de Ouro. Não posso negar, entretanto, que a entrega do Oscar tem um charme que me seduz. Todo o entorno da festa, com a entrada no tapete vermelho, as entrevistas (antes e depois) e, principalmente, a cerimônia de premiação, com as reações dos candidatos e os premiados.

Entre os concorrentes a melhor filme, só não vi Babel, mas meu favorito, de antemão é Pequena miss Sunshine, a respeito do qual escrevi, inclusive um post neste blog. Seria, aliás, meu filme preferido, mesmo se não estivesse concorrendo.

Melhor filme:
Babel
Os Infiltrados
Cartas de Iwo Jima
Pequena Miss Sunshine
A Rainha


Curiosamente, não vi nenhum dos filmes que obtiveram indicação para melhor ator. O pior é que apenas um deles, O último rei da Escócia, eu estou animado a ver. E isso se deve, justamente à presença de Forest Whitaker (O quarto do pânico, Traídos pelo desejo, Bird ), um ator do qual eu gosto muito.

Melhor ator:
Leonardo DiCaprio (Diamante de Sangue)
Ryan Gosling (Half Nelson)
Peter O'Toole (Venus)
Will Smith (À Procura da Felicidade)
Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)


Entre as candidatas a melhor atriz, só não vi o desempenho de Judi Dench em Notas sobre um Escândalo. Minha preferida, de qualquer forma, é Helen Mirren, como já escrevi anteriormente. Não fosse por ela, Meryl Streep e Kate Winslet estariam, ambas, no páreo pela minha preferência. Mas Helen Mirren está absolutamente imbatível no papel da Rainha Elizabeth II.

Melhor atriz:
Penélope Cruz (Volver)
Judi Dench (Notas sobre um Escândalo)
Helen Mirren (A Rainha)
Meryl Streep (O Diabo Veste Prada)
Kate Winslet (Pecados Íntimos)

Enfim, o que gosto na cerimônia do Oscar é justamente assisti-la, tendo preferências pessoais. Sem chegar a torcer, gosto de ver algum dos meus preferidos premiados. Mesmo que eu não valorize tanto o prêmio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se tiver oportunidade assista o filme A Procura da Felidade eu gostei muito e emocionante sem ser melodramatico, baseado em uma historia real...seus post sao otimos, amo Vinicius de Moraes (poeta).

Um abraço do outro lado do oceano

Anônimo disse...

Perdao e Felicidade