Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

domingo, 14 de outubro de 2018

Atypical


O cinema e a TV, em sua dramaturgia, têm, historicamente, duas formas de tratar pessoas com necessidades especiais. Aliás, nem sei se este é o termo mais adequado, mais politicamente correto. Aqui, neste site, tem uma receita de bolo, mas já deve estar desatualizada, já que é de 2014. Confesso que não dou conta desta evolução semântica.

Mas, voltando ao que interessa, no cinema e na TV estas pessoas são retratadas, tradicionalmente, ou de forma caricata e debochada ou, então, de forma melodramática e piegas.

Uma exceção a esta regra é a série Atypical, exibida pelo Netflix, já em sua segunda temporada.



Ao retratar a família e os colegas do protagonista, um adolescente com autismo (não sei, ao certo, precisar o grau), mostra estas duas formas erradas de se relacionar com ele, a debochada e a piegas, pelos colegas da escola e pela família, respectivamente.

As exceções a esta dualidade estão representadas pelas personagens de sua irmã e de seu colega de trabalho que procuram tratá-lo, no limite do possível, como uma pessoa absolutamente normal.

A série mostra o cotidiano do protagonista e de seu entorno com bastante leveza, sem deixar de mostrar as dificuldades e os dissabores de todos que gravitam ao seu redor.

Enfim, é uma série que eu recomento fortemente.


2 comentários:

Anônimo disse...

Estou assistindo esta série com dois olhares. O primeiro, olhar profissional, por atender em meu consultório, como psicopedagoga, um menino altista que tem muita semelhança física e também comportamental com o protagonista. O segundo, por gostar de séries que retratam a vida como ela é. Estou gostando !
Acredito que todos nós temos necessidades especiais e que todos, ao seu jeito, são normais ou não !
Sempre que vejo situações como esta penso que o problema está nos olhos de quem vê e não na pessoa em si! A vida poderia ser mais simples se as pessoas aceitassem as diferenças .

Anônimo disse...

* autista