Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

2007

Nesta época do ano, são comuns as manifestações de esperança, as listas de desejos, os planos de mudança. Faz anos que não os faço.

É comum que as expectativas sejam sempre de que aconteçam determinadas coisas, que o mundo nos dê algo mais, algo que estamos sentindo falta, algo de que estamos precisando. Há quem deseje ganhar mais dinheiro, encontrar um novo amor ou um amor qualquer, comprar uma casa, ter filhos, emagrecer, parar de fumar.

Até desejo algumas destas coisas, mas o meu desejo mais íntimo é outro. Mais do que desejar algo do mundo, quero pedir que as coisas aconteçam em mim. Quero que eu evolua, que eu possa melhorar meu comportamento.

Em 2007, quero ouvir mais as pessoas do que falar pra elas. Quero entender e aprender a aceitar as opiniões discordantes. Não planejo concordar com elas, mas ao menos respeitá-las mais.

Quero ouvir mais música de gente nova, sem parar de ouvir meus velhos discos. Quero cantar.

Quero ler mais poesia. Quero ler mais os clássicos. Aliás, quero ler mais e ver menos TV.

Quero entrar em mais blogs. Colocar comentários em todos que eu entrar. Mais contribuir do que polemizar. Quero polemizar, também.

Andar mais a pé e menos de carro. Ir mais ao cinema. Cozinhar mais e ir menos a restaurantes. Jogar fora coisas inúteis e comprar menos coisas inúteis pra depois não ter que jogar fora.

Fazer a declaração do Imposto de renda no primeiro dia e não no último, como todo ano.

Quero aprender mais coisas simples, como pintar a parede de casa, cuidar das plantas, gastar menos do que ganho.

Desejo ser mais tolerante. Menos preguiçoso. Quero, sobretudo, ter um pouco mais de paciência.


7 comentários:

Vivien Morgato : disse...

A lista está ótima, me identifiquei com várias coisas.

Anônimo disse...

Como não postei com você, só agora percebi a inclusão da música do Lenine, qu'eu adoro, e a gente ouviu ontem, juntos, no Sem Censura, da Leda Nagle (ele, Milton Nascimento e a turma de Três Pontas cantando). Linda! Emocionante...

Paciência
Lenine & Dudu Falcão


Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não pára

Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso, faço hora, vou na valsa
A vida é tão rara

Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência

O mundo vai girando, cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência

Será que é o tempo que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo pra perder?
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não pára (a vida não pára não)

Será que é tempo que lhe falta pra perceber?
Será que temos esse tempo pra perder?
E quem quer saber
A vida é tão rara (tão rara)

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não pára (a vida não pára não)

Anônimo disse...

Sei que tenho, de várias formas, participação e interferência na realização destes seus desejos pra 2007. Espero qu'eu o ajude e não o atrapalhe. Este fica sendo, portanto, o meu desejo!
bjo,
Clé

Anônimo disse...

Que 2007 seja repleto de boas realizações. [Pessoais, porque políticas já perdemos a esperança]
Beijos

Unknown disse...

Boa!

Anônimo disse...

Valeu Arnaldo

Parabéns pelo seu Blog, visito-o algumas vezes e achei legal.

Quanto à sua lista, parabéns pelo texto, mas pago pra ver vc chegar perto dos objetivos listados.

De mais, sucesso !

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Pô Helmuta!

Fiquei surpreso ao saber que você lê o blog. Surpreso e feliz.

Será mesmo que não conseguirei chegar perto dos objetivos da lista? Paga quanto?