Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

No centro, Lula

Ao receber, da revista Isto é, o prêmio de “O Homem do Ano”, o presidente Lula declarou que não é mais de esquerda. Disse que, aos 61 anos, é um homem de centro e que nessa idade, quem for de esquerda tem problemas. Disse mais. Segundo ele, se uma pessoa muito nova é de direita, também tem problemas. Ou seja, na concepção do presidente, ser de esquerda está ligado a imaturidade, talvez a molecagem.

Deixando as asneiras de lado, fica a pergunta: Lula, algum dia, foi de esquerda?

Pra responder esta pergunta é necessário resgatar alguma definição aceitável entre o que é ser de direita ou ser de esquerda. Tem muita gente dizendo, ultimamente, que estas definições não têm mais sentido. Não concordo. Acho que têm sim. E opto pela definição mais clássica, conforme aprendi com um amigo dileto: O que historicamente define a diferença entre esquerda e direita é o foco nas questões sociais, mais evidente na esquerda.

Indo além, percebo que o que os de esquerda apregoam é que o estado seja forte na defesa dos interesses da sociedade, sobretudo dos menos favorecidos. Os de direita, por sua vez, acreditam que o estado deve ser mínimo. Que o mercado, com sua força, pode resolver qualquer conflito ou impasse naturalmente, como se fosse uma entidade divina.

E aí? Lula já foi de esquerda? Quando defendia os interesses dos associados ao sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo e Diadema estava lutando pela sociedade ou pelos interesses de uma classe, de uma corporação?

Não sei se Lula já foi de esquerda. Só sei que o Presidente Lula não é. Se fosse, não teria privilegiado tanto, em seu primeiro mandato, quem vive do jogo do mercado financeiro. Se fosse de esquerda, teria sido mais contundente na consecução da reforma agrária. Fosse de esquerda, não estaria fechando acordos com tanta facilidade com caciques do PMDB. Fosse de esquerda, não teria declarado, neste evento da Isto É, ser, agora, amigo de Delfim Netto.

O presidente Lula quer ser de centro. E nesta tentativa, está se aproximando perigosamente da direita.

Nenhum comentário: